Eclipse da Lua: imagens da NASA serão projetadas no Ibirapuera

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Eclipse da Lua: imagens da NASA serão projetadas no Ibirapuera
Foto: Nasa

O espetáculo do Eclipse Lunar/superlua de sangue, da madrugada desta segunda, 21, será projetado com imagens do telescópio da NASA na fonte do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A projeção deve durar duas horas e começa à meia-noite deste domingo, 20. A atividade terá acompanhamento de instrutores que poderão dar explicações técnicas e tirar dúvidas do público.

A iniciativa é uma parceria entre o Planetário Municipal Prof. Aristóteles Orsini, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a empresa de cartões de crédito Elo. A exibição será gratuita.

Para pedestres, o acesso à fonte pode ser feito pelos portões 9 e 10 do parque, na Av. Pedro Álvares Cabral. Para estacionar, é preciso usar o portão 3.

O que é

O eclipse lunar total ocorre quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra (perigeu) e passa pela parte mais profunda da sombra da Terra, conhecida como umbra.

O nosso satélite natural é então atingido pela luz do Sol, cujo reflexo se espalha pela atmosfera da Terra com tonalidades vermelhas, daí o nome “Lua de sangue”.

Apesar da denominação, a coloração exata depende muito da atmosfera da Terra no momento.

Dos 87 eclipses lunares totais que vão ocorrer neste século, somente 28 coincidirão com o perigeu.

Este fenômeno deve se repetir só em 2036.

Melhor horário

Na América do Sul, a observação será possível de ser realizada a partir das 00h30, com o eclipse máximo ocorrendo por volta de 3h15.

A duração total será de cinco horas.

No ano passado, a NASA divulgou um time-lapse de uma “superlua de sangue” vista de um laboratório na Califórnia.

Assista:

Youtube tumbnail video

Com informações da Galileu
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube