Gari com deficiência visual passa no Enem e vai estudar na UFG

Um gari com deficiência visual foi aprovado para o curso de bacharel em História da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Rogério Gomes da Silva, de 37 anos, perdeu 100% da visão há três anos, mas a limitação não o impediu de ir atrás do objetivo. A matrícula no curso foi feita na última segunda-feira (4).
Com o apoio da família, aliou o trabalho com os estudos, que eram feitos em apostilas em braille e leituras feitas pela filha, de 17 anos.
Ele descobriu o glaucoma – alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e a perda da visão – aos 13 anos de idade.
“Desde muito novo venho ultrapassando barreiras e isso foi fruto do meu esforço. Vendo as dificuldades do dia-a-dia, a única solução é estudar”, afirmou ao MaisGoiás.
O futuro historiador passou por dificuldades para concluir o ensino médio, em 2016, e desde então vem se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Profissão
Rogério trabalha no Viveiro Redenção, no setor Pedro Ludovico,
Ele compõe a equipe que faz corte e coloca terra nas embalagens recicláveis usadas na produção de mudas.
Ele foi aprovado no concurso público da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em 2006, época em que ele tinha cerca de 10% da visão.
Para os colegas de trabalho, Rogério é comprometido e determinado.
O presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, afirma que o esforço dele comprova que quando há força de vontade, não há limitações.
“Estamos felizes com a aprovação, pois isso demonstra não haver limites para quem tem um sonho”, diz.
Com informações do MaisGoiás
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Brasileira de comunidade é aprovada em Stanford e outras 4 universidades
Orador quita dívidas dos estudantes da faculdade; surpresa emocionante na formatura; vídeo
Menino herói de 7 anos salva vida de amiguinho engasgado: aprendeu na escola
Encceja 2026: inscrições começam nesta segunda; veja as regras
Professora e estudantes dão bicicleta para aluno que ia a pé parar de faltar nas aulas; vídeo
Brasileira de 11 anos cria fórmula simples para calcular raiz quadrada e sai em revista científica
Sai ranking dos museus mais visitados do mundo; 4 são brasileiros
Trecho de Ilíada, de Homero, é encontrado em múmia de 1.600 anos, no Egito
Filhote de hipopótamo resgatado após morte da mãe se apega a cuidadores; vídeo
Conheça o 1º brasileiro a ter uma estrela na Calçada da Fama, nos EUA
Filha caçula doa medula e salva vida da mãe com leucemia, em SC
Veja como está lindo o cavalo caramelo resgatado das enchentes no RS, há dois anos; vídeo