Pra reduzir infartos ou AVC, levante pesos, recomenda estudo

Foto: Reprodução Universidade do IowaFoto: Reprodução Universidade do Iowa

Para se prevenir de infartos ou AVC, a ciência recomenda: tem que levantar pesos.

No entanto, não é necessário gastar mais de uma hora na sala de musculação com os mesmos exercícios, porque não gera qualquer benefício adicional.

Levantar pesos por menos de uma hora por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco, ou de um derrame (AVC) entre 40 e 70%.

Os resultados mostram que os benefícios do treinamento de força são independentes da corrida, caminhada ou outras atividades aeróbicas, de acordo com o professor Duck-chul Lee, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA.

O artigo foi publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise.

“As pessoas podem pensar que precisam gastar muito tempo levantando pesos, mas apenas dois conjuntos de supino que levam menos de 5 minutos podem ser eficazes,” disse ele.

A análise

Lee e seus colegas analisaram dados de quase 13.000 adultos no Estudo Longitudinal do Centro de Aeróbica.

Eles mediram três desfechos de saúde: eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral que não resultaram em morte, todos os eventos cardiovasculares, incluindo morte, e qualquer tipo de morte.

O exercício de treinamento de força reduziu o risco para os três desfechos.

Os resultados mostram que os benefícios são obtidos quer a pessoa realize ou não atividades aeróbicas associadas.

Em outras palavras, você não precisa cumprir as diretrizes recomendadas para atividades físicas aeróbicas para diminuir seu risco – o treinamento com pesos é suficiente, garante a equipe no artigo.

Com informações do Diário da Saúde

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.