Idosa com Alzheimer ganha boneca de aniversário e se emociona. Assista!

Maria Nazaré e a boneca - Fotos: Instagram/Thiago YuriMaria Nazaré e a boneca - Fotos: Instagram/Thiago Yuri

Um vídeo daqueles que emocionam a gente. Uma idosa com Alzheimer sonhava em ter uma boneca e ganhou o brinquedo de presente dos netos no dia do aniversário de 86 anos.

A reação de dona Maria Nazaré Souza Castelo ao ver a boneca é impagável. “Ai meu Deus! Olha isso! O coisa linda, meu amor!, diz a vovó no vídeo postado pelo neto, Thiago Yuri, no Instagram.

Em seguida, enquanto a família canta parabéns, ela segura a boneca no peito, como se fosse uma filha e se emociona novamente ao apagar as velinhas. (vídeo abaixo)

Dona Maria Nazaré é de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

Em entrevista ao SóNotíciaBoa, o neto Thiago Yuri – servidor público de 32 anos  – contou que a vovó sempre amou bonecas porque quando criança só tinha boneca de pano, que ela mesma fazia.

“Ela começou a costurar aos 12 anos de idade e fazia as bonecas de pano costurando na mão, até que ganhou uma máquina de costura. Mas antes de costurar, as bonecas eram feitas de sabugo de milho. Ela me contou que comia a melancia e das cascas [também] fazia bonecas e ficava brincando”, disse Thiago.

A ideia de dar a boneca para dona Maria Nazaré, no aniversário dela, em janeiro, foi de uma das netas, Mariana, de 30 anos, irmã de Thiago.

“A ideia foi da minha irmã. Ela [vovó] sempre pedia uma boneca de presente”, lembra o neto.

Alzheimer

Dona Maria Nazaré nasceu em Pacoti, no Ceará.

Ficou viúva há duas décadas. Hoje ela tem 21 netos e 18 bisnetos.

Ela foi diagnosticada com Alzheimer há dois anos e quem cuida dela hoje são duas filhas, uma delas é a mãe de Thiago.

A boneca

Hoje, Thiago conta que dona Maria Nazaré trata a boneca como uma filha.

“Dorme com ela e cuida como se fosse um bebê, troca a roupa…”, diz.

Mas ela tem uma reclamação!

“Um coisa engraçada que ela reclamou, foi que a boneca não fecha os olhos pra dormir. Não sabíamos que existia uma daquele modelo que fecha os olhos”, concluiu o neto, cheio de carinho pela avó.

Assista ao Vídeo:

Terapia com bonecas

Pode parecer um simples presente, mas dar bonecas para pessoas com Alzheimer funciona como terapia.

Nos EUA cresce o número de casas de repouso que usam essa técnica simples para estimular os pacientes, como já mostramos aqui no SóNotíciaBoa.

A “Terapia de Abraços” dá bonecas para os vovôs cuidarem e isso ajuda a devolver a alegria, aliviar o estresse, reduzir a depressão, a agitação, a ansiedade e a estimular emoções positivas, como lembranças sobre a paternidade/maternidade.

Ela está sendo utilizada atualmente nas Comunidades de Tratamento do Poet’s Walk Memory Care Communities das cidades de Leesburg, Fredericksburg e Warrenton, na Virgínia; nas instalações do Texas em Cedar Park, Round Rock e San Antonio; em Henderson, Nevada; e Sarasota, Flórida.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.