Israel cria spray que substitui curativos para queimaduras e feridas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Israel cria spray que substitui curativos para queimaduras e feridas
Foto: reprodução / Youtube

Cientistas de Israel desenvolveram um spray para a pele que pode tratar queimaduras e feridas rapidamente, sem dor e substituir os curativos.

Ele se parece com uma grande arma de brinquedo e ganhou o nome de SpinCare. O aparelho pulveriza um curativo de polímero transparente, semelhante à pele, diretamente na ferida.

Ele é resistente à água por 24 horas após a aplicação, e descasca naturalmente assim que a pele tenha cicatrizado. (foto acima)

O tratamento pode permanecer na pele danificada por duas ou três semanas.

Isso é “uma espécie de ficção científica”, disse o professor Josef Haik, diretor de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e do Centro Nacional de Queimados do hospital, atuou como consultor da empresa israelense NanoMedic, que desenvolveu o SpinCare.

Como

“Ao cobrir sua ferida reduzimos a dor, melhoramos a cicatrização e até, por suas características, imitamos totalmente a camada superior da pele, temporariamente, para que ela possa cobrir até que o corpo se cure sozinho”, contou o professor Haik disse à Reuters.

Ele ressaltou a facilidade com que alguém pode aprender a usar o produto, sua ajuda para evitar a infecção e sua eficácia em termos de tempo, quando comparado aos métodos tradicionais de curativo.

O eletricista Avi Rottenberg, de 30 anos, usou o tratamento inovador e disse que teve um grande alívio nas dores.

Poucos dias depois de ter sido hospitalizado com graves queimaduras no braço em outubro de 2018, ele não suportava mais fazer os curativos duas vezes por dia.

Após cinco dias de dores, o SpinCare foi aplicado às queimaduras de Avi Rottenberg.

“Estou muito satisfeito. Realmente me poupou muita dor e curou a área”, disse Rottenberg à Reuters durante uma entrevista no Sheba Medical Center, em Ramat Gan, Israel.

Aprovado

Nove dispositivos foram distribuídos gratuitamente em hospitais em Israel e na Europa, onde a SpinCare recebeu aprovação regulatória.

A NanoMedic pretende lançar a SpinCare no mercado ainda este ano, primeiro na Europa e mais tarde, após a aprovação da FDA, nos Estados Unidos.

Alemanha

A Dra. Alexandra Schulz, especialista em cirurgia plástica, usou o dispositivo em dezenas de pacientes quando trabalhava como médica sênior no Centro de Queimados do Centro Médico de Colônia-Merheim (CMMC), na Alemanha.

Ela disse à Reuters que a SpinCare foi mais afetiva em pele com superfície relativamente danificada. Nesses casos, a pele pode se recuperar sozinha, mas ela se beneficia da proteção do SpinCare e do fato de os cuidadores poderem monitorar a ferida durante a cicatrização.

Preço

O Dr. Chen Barak, CEO da NanoMedic, disse à Reuters que um preço final para o SpinCare ainda está para ser definido, mas será significativamente mais barato do que outros produtos avançados no mercado.

Além da compra única do próprio dispositivo, disse Barak, as ampolas usadas para carregar o polímero também serão relativamente baratas e vão exigir apenas uma aplicação por ferida.

“Sabemos que este é um sistema de entrega muito bom e, portanto, nosso pipeline de P & D contém ampolas que contêm componentes antibacterianos, contém componentes de colágeno e acabará indo para as células”, disse ela.

Veja como ele funciona:

Youtube tumbnail video

https://youtu.be/e4V7NJezkJU

Com informações da REUTERS e Today

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube