Paletes de coco substituem madeira e impedem corte de árvores

Michiel Vos e os paletes feitos a partir da fibra do coco Foto: DivulgaçãoMichiel Vos e os paletes feitos a partir da fibra do coco Foto: Divulgação

Paletes de coco podem economizar 200 milhões de árvores por ano, já que substituem 1.700 milhões de paletes de madeira utilizados por exportadores asiáticos.

A CocoPallet desenvolveu os paletes de coco, 100% biológicos e retirados da casca de coco, que substituem os de madeira.

O lado positivo desta iniciativa é que impede a derrubada e o transporte de milhões de árvores.

Michiel Vos, fundador do projeto, improvisou com a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Ele desenvolveu a ideia e completou o negócio. O sistema não requer tratamentos prejudiciais e caros.

Os paletes contêm apenas fibras naturais e lignina, sem resinas sintéticas.

Além disso, sua produção gera renda adicional para os agricultores locais.

Reaproveitamento e limpeza

Apesar de ser imprescindível para a comunidade, os coqueiros geram uma grande quantidade de resíduos que acabam nas ruas, cobrindo inclusive a drenagem e contribuindo com a poluição do ar quando são queimados.

Mas o uso dos restos de coco para produção de paletes pode resolver o problema de vez.

A Ásia produz mais de um bilhão de paletes por ano, feitos de madeiras moles importadas do Canadá, Nova Zelândia ou Europa Oriental em larga escala.

Isso é sinônimo de exportar florestas inteiras para a Ásia, o que gera um enorme custo de transporte, sem contar no impacto para o meio ambiente.

Agricultores trabalham na produção Foto: Divulgação

Agricultores trabalham na produção Foto: Divulgação

Com informações do UPSOCL

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.