Pacientes surdos recuperam audição com transplantes ósseos em 3D

O professor Mashudu Tshifularo, da Universidade de Pretória Foto: DivulgaçãoO professor Mashudu Tshifularo, da Universidade de Pretória Foto: Divulgação

Uma equipe médica da África do Sul realizou com sucesso um transplante ossicular da orelha, tornando possível a audição para surdos.

Ossos de parte do sistema auditivo, entre a orelha externa e a orelha interna, foram projetados por impressão 3D, antes de serem enxertados em pacientes. Os resultados foram surpreendentes.

Além de reconstruir o ouvido físico, esta técnica cirúrgica seria de fato “a resposta para a perda auditiva da transmissão de vibrações sonoras, um problema do ouvido médio que pode ser causado por anormalidades congênitas, infecção, trauma ou acidente vascular cerebral”, de acordo com as informações da Universidade de Pretória, onde a operação ocorreu.

Os ossículos do ouvido médio permitem a transmissão de vibrações sonoras para o ouvido interno.

E isso nunca teria sido possível sem a contribuição das novas tecnologias.

As cirurgias

“O 3D nos permite fazer coisas que nunca pensamos que poderíamos fazer”, diz o Professor Mashudu Tshifularo, que está liderando o projeto e já realizou 3 cirurgias do gênero.

A mais recente foi em 13 de março e foi realizada no hospital Steve-Biko, em Pretória, em um paciente de 35 anos que sofreu um grave acidente de carro que danificou profundamente sua audição.

“Substituindo apenas os ossículos que não funcionam adequadamente, o procedimento é menos arriscado do que as próteses conhecidas até agora”, disse o professor Tshifularo.

Segundo ele, a nova técnica será agora acessível para todos os pacientes que sofrem de perda auditiva.

O médico buscou recursos para continuidade do projeto.

E o governo sul-africano respondeu positivamente a iniciativa garantindo que era “necessário fazer todos os esforços para mobilizar recursos para o professor Tshifularo em todo apoio que precisa.”

O valor da cirurgia não foi divulgado.

Com informações do Nation

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.