Fungos podem comer plásticos em semanas, mostra novo estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Fungos podem comer plásticos em semanas, mostra novo estudo
Foto: Reprodução|Foto: Reprodução

Uma solução que vem da própria natureza: fungos podem ajudar a varrer os plásticos do planeta.

Segundo os cientistas do Kew Gardens, em Londres,  na Inglaterra, os fungos podem ser usados para decompor os resíduos de plástico e criar materiais de construção sustentáveis.

O relatório Estado do Mundo de cogumelos 2018 , observa que o fungo tubingensis aspergillus , encontrado em um aterro sanitário no Paquistão em 2017, cria uma substância que pode quebrar o plástico em semanas em vez de anos.

Como?

O Aspergillus tubingensis pode crescer na superfície de plásticos, onde segrega enzimas que quebram ligações químicas entre moléculas de plástico.

“Portanto, essa capacidade tem o potencial de se desenvolver como uma das ferramentas para lidar com o crescente problema ambiental dos resíduos de plástico”, diz o relatório.

O relatório foi compilado por uma equipe de pesquisadores do Royal Botanic Gardens Kew , que é uma das instituições líderes em pesquisa de cogumelos em nível internacional.

O estudo ainda documenta mais de 2.000 novas espécies de fungos descobertas em 2017, explora as ameaças que eles enfrentam devido a mudanças climáticas e descreve seus possíveis usos.

“O relatório sobre o estado do mundo dos cogumelos tem sido uma visão fascinante sobre o reino dos fungos, revelando quão pouco sabemos e o enorme potencial de fungos tão diversos como os biocombustíveis, fármacos e novas áreas de materiais , ” disse Dezeen Investigador principal de Kew Gardens, Tom Prescott.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Limpa o solo

Além de ajudar a acelerar a decomposição do plástico, o relatório mostra que as espécies de fungos também podem ser usadas para remover os contaminantes do solo.

Variedades de fungos de podridão branca e Pleurotus ostreatus Trametes versicolor pode ajudar a remover contaminantes, tais como pesticidas, corantes e explosivos do solo ou de águas residuais, através da degradação de bifenilo policlorado produtos químicos tóxicos (PCB).

Enquanto isso, as espécies de Trichoderma ajudam os biocombustíveis, permitindo a conversão de resíduos agrícolas em açúcares para etanol.

O relatório também confirma a potencial para produtos à base de micélio do fungo são utilizados como substitutos de esferovite, couro e materiais de construção, uma questão que está a ser explorado por vários designers e arquitectos.

Com informações do Nation

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube