Comovente: Estudante alfabetiza vendedor de picolé da escola

Uma cena linda, de uma estudante de 9 anos alfabetizando um vendedor de picolé, de 68, está comovendo internautas e viralizando no Facebook.
O flagrante foi feito pela psicopedagoga Risélia Maria. Ela registou o momento em que a estudante Bárbara Matos Costa está sentada no chão, dando aula para o vendedor de picolés Francisco Santana Filho, conhecido “Zezinho”.
A garota, aluna do Colégio Diocesano, de Crato no Ceará, já dá aulas há dois anos para Zezinho. Há 44 anos o homem, vende picolés em frente ao Colégio, na região do Cariri cearense.
A foto viralizou nos últimos 4 dias.
As aulas
Sentados no chão, em frente à escola, “professora” e aluno manuseiam livros e cadernos em puro estado de concentração.
“O Zezinho merece um dez! ”, elogia a garota, que não faz segredo sobre seus métodos de ensino. “As vezes, eu escrevo uma palavra com tracinhos para ele cobrir, como ‘picolé’ e ‘amor’.
Também coloco as letrinhas para ele juntar”, conta a estudante, que sonha em ser médica, veterinária ou masterchef.
Única chance
Emocionado, Francisco comemora seu progresso desde que começou a tomar lições com a garota. “Já sei assinar meu nome e juntar algumas letras.
Ela me ensina aos pouquinhos e eu vou aprendendo devagar”, relata o senhor, que acreditava já “não ter cabeça” para aprender mais nada.
Nascido e criado no Crato (CE), Zezinho é vendedor de picolé desde os 12 anos e não teve acesso à educação. A sensibilidade de Bárbara pode ter, finalmente, rendido a ele uma chance real de estudar.
“Com a repercussão dessa história, estamos montando para ele um material de alfabetização. A professora Risélia também está se dispondo a ensiná-lo. Francisco diz que o tempo dele é corrido por conta dos picolés, mas a Risélia está bem disponível. É só ele querer”, diz a coordenadora pedagógica Nágela Maia.
Risélia Maria destaca as lições que aprendeu com a história de Bárbara e Zezinho.
“Quando eu vi a cena desta aluna ensinando a ele, isso me comoveu muito. Encarei como um aprendizado para mim enquanto educadora. Já era para nós termos tomado a iniciativa de ensiná-lo a ler e a escrever, pois faz muitos anos que ele vende picolé ali nas redondezas do colégio. Eu mesma sou ex-aluna da escola e fui ‘cliente’ dele na infância.
Leciono faz mais de 30 anos. Precisou que eu presenciasse aquela cena para me tocar”, revelou a psicopedagoga.
Com informações Estado de Minas
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Filho que fez postagem machista pede desculpa após mãe dar bronca pública no Tiktok; vídeo
10 jogadores de futebol famosos que se destacam por atos de caridade
Quem é o jovem brasileiro, filho de costureira, que ganhou bolsa milionária nos EUA; vídeo
Escolas do Brasil terão conteúdos sobre violência contra mulheres e crianças
Mulher que trabalhou como faxineira no hospital volta como médica, 10 anos depois
Prouni: inscrições para lista de espera do 1º semestre terminam hoje; veja como participar
Médico faz receitas com desenhos para pacientes que não sabem ler: inclusão
Mãe salva 3 filhos de incêndio em casa, provocado por secadora de roupas
Transfusão inédita salva vida de onça-pintada e ganha repercussão internacional
Concurso da Adab 2026 tem inscrições prorrogadas até domingo; salários de até R$ 7,4 mil
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Teatro Fernanda Montenegro é o novo nome do Teatro Copacabana Palace: homenagem em vida!