Morador de abrigo passa em Engenharia Mecânica na UFMG

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Morador de abrigo passa em Engenharia Mecânica na UFMG

A vida de Cassimiro virou de cabeça pra baixo em dois anos. Ele se desentendeu com a família, começou a beber, entrou em depressão, terminou o noivado, perdeu o emprego, foi morar em um abrigo público e agora começou a fase boa!

Aos 39 anos, Cassimiro Gonçalves dos Santos Neto passou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“A educação transformou a minha vida de uma forma que eu não tinha conseguido fazer em 38 anos”, disse ao G1.

Ele é um dos 37 homens que vivem na unidade de acolhimento Professor Fábio Alves, administrado pela Prefeitura de Belo Horizonte, dedicado a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

E veja a importância da educação e de ter uma segunda chance: antes de passar na faculdade, Cassimiro passou em um concurso público: “Eu passei em primeiro lugar para vaga de camareiro hospitalar. Foi uma surpresa. Pena que agora não sei se vão chamar por causa da crise, né? Sigo aí na luta tentando arrumar emprego”, contou.

Ele só começou a gostar de estudar depois de adulto. Quando criança, a escola era sinônimo de sofrimento. Ele conta que a mãe batia nele sempre que errava as lições.

“Eu comecei também a ganhar meu dinheiro muito cedo. Mesmo cego de um olho, de nascença. E aprendi muito em oficinas mecânicas. Aí fiz curso técnico em mecânica. Daí eu pensei no vestibular para Engenharia. Nunca imaginei que poderia entrar na UFMG. Foi uma explosão”, disse.

A história

Em 2017, ele trabalhava como técnico em mecânica, tinha uma noiva e uma casa.  Mas depois de brigar com a mãe, entrou em depressão e começou a beber. “Aí eu tive só azar”, contou.

O noivado acabou e ele tentou morar com irmãs no interior, mas sem sucesso.

“Não ia no serviço, aí perdi o emprego, perdi dinheiro. Amigos também, já não existiam mais. Aí fiquei praticamente sem ninguém”, disse Cassimiro.

Depois de vender todos os móveis e eletrodomésticos, ele ficou sem condições de pagar o aluguel. “Tudo foi se perdendo e eu fiquei sem nada”.

Desesperado, procurou ajuda com a assistência social da prefeitura e foi parar no Abrigo São Paulo, no centro da cidade. Lá, ele decidiu voltar a estudar.

O começo da virada

Se matriculou no programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e terminou o ensino médio. Os professores o incentivaram a fazer o Enem.

“Naquele momento eu não tinha nada a perder mais. Aí eu fui para cima. Eu tentei fazer tudo do meu jeito. Não deu certo aí eu fui fazer do jeito certo porque o meu jeito não era o jeito certo”, falou.

Todo o tempo livre que tinha, Cassimiro passava estudando na Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa, na Praça da Liberdade.

“Nesse último ano, a educação transformou a minha vida de uma forma que eu não tinha conseguido fazer em 38 anos”, falou.

Em dezembro, ele foi transferido para a unidade de acolhimento Professor Fábio Alves que funciona como uma residência.

Há refeições diárias, lavanderia, armários e oficinas. No primeiro dia, Cassimiro viu um folheto sobre um concurso público do governo de Minas Gerais e decidiu se inscrever.

Daqui pra frente

“Agora eu tenho que arrumar um emprego porque eu preciso me manter na faculdade pagar para as questões práticas da escola, celular, calculadora, computador. Estou na batalha agora, não venci ainda”, completou.

Além do trabalho, o técnico quer reatar os laços com seus três filhos. “Eu tenho mais contato com o mais velho, mas por causa de tudo que passei ainda é um processo”, contou.

Agora, ele sonha ter sua própria casa.

“Daqui é para minha casa mesmo. Do jeito que eu gosto. Adoro fazer as tarefas de casa. Café então, principalmente”.

Com informações do G1 

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube