Brasileira de 17 é ouro em Olimpíada Europeia de Matemática

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileira de 17 é ouro em Olimpíada Europeia de Matemática
Time brasileiro na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO) - Mariana com a bandeira

Um ouro inédito para o Brasil com destaque para uma garota recordista em prêmios.

A estudante gaúcha Mariana Bigolin Groff, de 17 anos, natural de Frederico Westphalen, no RS, ganhou medalha de ouro na 8ª Olimpíada Europeia Feminina de Matemática – EGMO, sigla em inglês.

A Olimpíada foi realizada em Kiev, na Ucrânia, entre os dias 7 e 13 de abril.

Recordista nas competições, Mari venceu seis vezes a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, além de colecionar medalhas nas áreas de Astronomia, Informática, Química e Física.

Como o SóNotíciaBoa já mostrou,  a jovem gaúcha levou 28 medalhas em competições nacionais e outras cinco em internacionais.

Desde o começo do ano letivo, Mari trocou a cidade natal por Fortaleza (CE), para estudar em uma escola particular com bolsa integral.

Equipe

O time brasileiro na EGMO foi liderado por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP), e vice-liderado por Luize Mello D’ Urso Vianna, do Rio de Janeiro (RJ).

Além de Mariana, participaram as alunas Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de 17 anos, de Fortaleza (CE); Bruna Arisa Shoji Nakamura, de 16 anos, de Indaiatuba (SP) e Maria Clara de Lacerda Werneck, de 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ).

Na classificação em grupo, as meninas terminaram no 20º lugar da competição, que reuniu representantes de 49 países.

Essa é a terceira vez que o Brasil participa da competição, somando, agora, dez premiações: 9 medalhas e uma menção honrosa.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada financia a participação do País desde 2017. Mari integra o time do Brasil há dois anos.

Este ano, a ida da equipe foi bancada pelo instituto, pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelas escolas das estudantes.

Mariana Bigolin Groff: 28 medalhas em competições nacionais e outras cinco em internacionais. Foto: Divulgação

Mariana Bigolin Groff: 28 medalhas – Foto: Divulgação

Com informações da Revista Glamour

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube