Hospitais de Porto Alegre autorizam visitas de animais de estimação

Phoebe e a dona Marieta Pasqualot Foto: Divulgação/PUCRSPhoebe e a dona Marieta Pasqualot Foto: Divulgação/PUCRS

Aos poucos, hospitais vão autorizando visitas de cães para seres humanos internados.

O Hospital São Lucas da PUCRS, anunciou recentemente que passou a autorizar a entrada de cachorros de estimação aos pacientes.

Ações parecidas já aconteceram no Hospital Centenário, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Terapia

Internados há mais de sete dias podem pedir para receber seus animais, graças ao projeto batizado de Pata Amiga. Segundo a equipe do hospital, a iniciativa proporciona um contato que serve como terapia.

“A capacidade de brincar e doar amor diminui muito o estresse”, explica a diretora assistencial da instituição, Simone Ventura.

Uma das coordenadoras da iniciativa, a enfermeira Roberta Marco, comenta que existem estudos sobre os benefícios psicológicos e fisiológicos das visitas dos animais de estimação para pessoas hospitalizadas.

“No São Lucas, as experiências vêm sendo muito positivas. Temos inúmeros relatos das equipes médicas sobre casos em que a ação trouxe uma grande e positiva evolução assistencial nesses pacientes”, diz.

Há pouco mais de dois anos, a equipe médica do São Lucas se mobilizou para levar o cavalo de um paciente, que ganhou alta logo após a visita, em Porto Alegre.

Regras

Para participar é preciso ter autorização do médico que atende o paciente.

O processo, esclarece o hospital, é acompanhado por colaboradores e de acordo com o combinado com a família.

O animal precisa estar vacinado, com atestado veterinário e estar de banho tomado.

Cães

Marieta Pasqualotti, que passou por uma internação no hospital, recebeu a visita de Phoebe, sua cachorra.

“Toda vez que a minha mãe tem que ficar internada, a nossa cadelinha fica muito triste”, conta a filha da paciente, Marilene.

“Quando ficamos sabendo que poderíamos trazer a Phoebe, a nossa família ficou muito feliz e, no dia da visita, foi muito emocionante para todos. A mãe se emocionou.”, comenta a filha.

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.