Extrato de açafrão da USP mata larva de mosquito da dengue em 3 horas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Extrato de açafrão da USP mata larva de mosquito da dengue em 3 horas
Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV|Larvas que entram em contato com extrato de açafrão da terra morrem entre 3 e 48 horas. — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

Um extrato simples de açafrão é capaz de matar em 3 horas larvas do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Ele foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP). Os cientistas usaram o extrato de açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma.

A curcumina, que dá cor ao açafrão, foi sintetizada em um extrato bem concentrado que reage em contato com o sol.

“Após as larvas comerem a curcumina, em contato com o oxigênio presente no ambiente e uma iluminação, ocorre uma reação de dentro para fora, destruindo essas larvas”, explicou a pesquisadora do IFSC/USP Natália Inada.

Aplicação

O extrato tem aplicação simples. É só misturar o pó com um pouco de água e aplicar nos locais que podem servir de criadouro do mosquito, como pratos de plantas e pneus. As larvas estarão mortas entre 3 e 48 horas, no máximo.

Os testes foram feitos em quintais de seis casas de São Carlos por três meses.

Segundo os pesquisadores, a substância não agride o meio ambiente e pode ser mais eficaz que os larvicidas convencionais.

“Os inseticidas vão causar resistência nas larvas. As que sobreviverem, podem se reproduzir, virar o mosquito. A curcumina pode ser eficaz para eliminar essas larvas de vetores”, afirmou a pesquisadora em biotecnologia Larissa Marila.

A pesquisa teve financiamento do Ministério da Saúde, que aguarda a sua finalização para avaliar a possibilidade de liberar a substância para o controle da dengue.

“Nós estamos trabalhando em convênio com empresas para produzir essa substância em alta quantidade, porque os métodos tradicionais não estão sendo capazes de segurar essa grande avalanche de problemas que um mosquitinho está causando na sociedade brasileira”, afirmou o pesquisador do IFSC, Vanderlei Bagnato.

Larvas que entram em contato com extrato de açafrão da terra morrem entre 3 e 48 horas. — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

Larvas em contato com açafrão da terra morrem — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

 

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube