Tem chuva de estrelas cadentes neste fim de semana: 40 por hora

Foto: Time MagazineFoto: Time Magazine

Prepare-se e chame os amigos! Teremos chuva de estrelas cadentes durante este fim de semana em vários pontos do hemisfério sul, incluindo o Brasil.

É a Eta Aquarídeos, uma chuva de meteoros composta por pedaços do cometa Halley, que passou pelo Sistema Solar pela última vez em 1986 e só retornará em 2061.

A Nasa estima que a intensidade da chuva terá até 40 meteoros por hora.

O fenômeno poderá ser visto na madrugada de sábado para domingo, 5 e também na madrugada de domingo para segunda, 6.

Mas é preciso torcer para o céu estar limpo onde você está.

Melhor horário

Como a constelação de Aquário e o radiante da chuva de meteoros nascem por volta das 2h, é a partir deste momento que o fenômeno deve ser melhor visto.

Outro bom horário pra ver é no final da madrugada, início do amanhecer.

Apesar de ser mais visível neste fim de semana, a chuva de meteoros já está ocorrendo desde 17 de abril e deve acabar em 24 de maio, explica a Nasa, agência espacial norte-americana.

Para a EarthSky, publicação especializada em observação espacial, o momento ideal será a noite de sábado para domingo. Já para a Nasa, o pico de visibilidade deve ser entre a noite de domingo e segunda.

Como

Na madrugada deste domingo ou desta segunda, o que vai ocorrer é que a Terra vai chegar ao ponto mais próximo da órbita do cometa Halley, o que vai produzir a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, a mais intensa até agora e, por isso, possível de ser vista.

As condições para o evento deste ano, no entanto, estão boas, pois a Lua está em sua fase nova.

Com informações do UOL

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.