Tratamento reduz ronco com estimulação elétrica nas pernas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tratamento reduz ronco com estimulação elétrica nas pernas
Foto: reprodução Daily Mail

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram uma técnica para estimular os músculos da panturrilha com uma leve corrente para reduzir o ronco durante à noite.

Quanto mais esses músculos contraem, mais fluido é disperso e menores as chances de ele se acumular na área, o que provoca o problema.

Mas, o que as pernas tem a ver com o pescoço?

É que durante o dia, o líquido que ingerimos, principalmente álcool ou quando dormimos de bruço ou estamos resfriados, podem se acumular nos vasos sangüíneos nas pernas, chamado de fluido intersticial.

Quando nos deitamos, por causa da força da gravidade, esse líquido se espalha pelo corpo, parando em lugares como o pescoço e fazendo com que as vias aéreas se estreitem.

Testes

Dezesseis homens com apnéia do sono tiveram duas horas de estimulação, onde os eletrodos foram presos aos músculos da panturrilha, ou um tratamento simulado, onde usavam os eletrodos, mas nenhuma corrente foi usada.

Os pesquisadores verificaram os níveis de líquido nas pernas e ao redor do pescoço antes do tratamento.

Os homens foram então orientados a ficar deitados por uma hora, após o que os níveis de líquido foram checados novamente, antes de passar uma noite inteira dormindo.o

Redução no ronco

Os resultados, publicados na revista Sleep Medicine, mostraram que os músculos – que parecem um leve formigamento – reduzem o acúmulo de líquido nas pernas em 46% e em 31% no pescoço.

Os homens mostraram uma redução média de 15% na severidade do ronco.

Os resultados foram baseados em uma sessão de estimulação. Os pesquisadores disseram que sessões repetidas podem ter efeitos muito maiores. Eles esperam realizar estudos maiores no próximo ano.

Neil Stanley, especialista em sono e membro da Sociedade Britânica do Sono, disse que a técnica pode ser uma nova maneira de tratar o ronco – se estudos maiores confirmarem que funciona.

“É plausível, mas precisamos de estudos melhores antes que possam ser usados como tratamento”, acrescentou ele.

Comm informações do Daily Mail

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube