Alemanha vai investir quase 1 trilhão de reais em educação

Foto: Go BerlinFoto: Go Berlin

O governo alemão mostra que educação é fundamental para melhorar a nação e anuncia investimentos de 160 bilhões de euros – 700 bilhões de reais – para universidades e centros de pesquisa da Alemanha.

O valor representa cerca de 2 bilhões de euros a mais por ano em comparação com 2019. A verba investida entre 2021 e 2030 será usada para melhorar o ensino superior e unidades de pesquisas

“Com isso, vamos garantir a prosperidade de nosso país no longo prazo”, disse a ministra alemã da Educação, Anja Karliczek.

Segundo informações da rádio Deutsche Welle, 41,5 bilhões de euros serão usados para a melhoria do ensino superior — em especial por meio de contratos de trabalho por prazo indeterminado para professores —, enquanto 120 bilhões serão usados em unidades de pesquisa.

A boa nova começa já no ano que vem. O governo e cada estado do país vão investir 1,9 bilhões de euros em faculdades e outras escolas de ensino superior já em 2020.

Na contramão

Enquanto isso, no Brasil, o Ministério da Educação anunciou o congelamento de 30% no orçamento de 2019 para todas as universidades e institutos federais.

Estudantes de diversas universidades públicas se reuniram na última quarta-feira (8) na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o corte de verba na educação.

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.