App para conhecer a Itália com guias brasileiros ganha prêmio em Veneto

Foto: divulgaçãoFoto: divulgação

Se você não fala italiano mas quer conhecer a Itália sem passar apuros, um novo aplicativo poderá te ajudar. Ele vai ligar turistas brasileiros a “guias” também brasileiros que vivem na Itália há anos e são capazes de mostrar locais além dos pontos turísticos tradicionais

O App “Descubra Comigo” foi um premiados em Veneto, na “Manager Anch´io” – em tradução livre “Eu também sou manager”. Ele foi desenvolvido na Universidade de Pádua por um brasileiro que está estudando na Itália mais três colegas de classe, que são italianas.

“A ideia é promover uma experiência turística diferente, na qual o turista brasileiro vai ter a companhia de um guia brasileiro que vai fazer uma ponte entre as duas culturas, permitindo assim visitar lugares que não estão nas rotas turísticas tradicionais. Eles podem mostrar cidades não tão conhecidas, restaurantes além do turismo de massa, vinícolas”, contou em entrevista ao SóNoticiaBoa o jornalista José Dagmar Junior, 37, um dos criadores.

Pelo aplicativo ou pelo site do projeto, o turista poderá dizer o que mais gosta no país e encontrar um guia com as mesmas afinidades.

“Cada guia tem um perfil, que pode ser facilmente combinado com o perfil que o turista deseja, ou seja, um apaixonado por vinhos, com certeza vai preferir um guia que também entende sobre vinhos. Você poderá escolher seu guia por afinidades e interesses que você tem quando escolhe um destino a ser descoberto”, explicou.

A ideia

O trabalho foi desenvolvido no Master Design dell´offerta Turistica da Universidade de Pádua, onde José Dagmar Júnior estuda com as colegas italianas.

“Compartilhei a ideia com as minhas colegas de grupo Greta Cavallari, Mariachiara Dirienzo e Gloria Tuzzato e cada uma contribuiu para que “Descubra Comigo” se tornasse interessante como inovação turística e como uma proposta de negócio rentável e viável para o mercado”, contou.

Apresentador e repórter das principais emissoras de TV do Triiângulo Mineiro, José Dagmar saiu da zona de conforto do Brasil em 2018 para se dedicar ao turismo na Itália. Ele disse como surgiu a ideia do App:

“Como jornalista e apaixonado por viagens, percebi que é grande o número de brasileiros que chegam aqui na Itália e acabam passando por dificuldades, seja por não falarem a língua, ou até mesmo por questões culturais diferentes. E quem já conhece o país, acaba visitando sempre as mesmas cidades turísticas, deixando pra trás um universo de roteiros bacanas que podem ser descobertos”, disse.

Raízes

O aplicativo também vai ajudar quem viaja para a Itália em busca de suas raízes, como onde nasceram seus avós e bisavós.

“Esses brasileiros também poderão voltar as origens e descobrir as terras onde viveram os familiares no passado”, disse.

O prêmio

Incentivados pelos professores do curso, os alunos fizeram a inscrição na Manager Anch´io, uma competição voltada para o Turismo.

A competição é organizada por instituições importantes como  Federmanager Veneto, a Região Veneto, MANAGERITALIA Veneto e a Comissão da UNESCO de Verona.

“Cinco ideias foram premiadas e nós estamos entre estes selecionados. Ganhamos um prêmio em dinheiro e agora estamos conversando com o Mercado para tornar o projeto uma realidade”, contou Jose Dagmar Junior.

A expectativa da equipe é lançar o App no ano que vem.

José Dagmar e as colegas parceiras - Foto: divulgação

José Dagmar e as colegas parceiras – Foto: divulgação

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.