Space-X lança foguete que vai oferecer internet mais veloz do mundo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Space-X lança foguete que vai oferecer internet mais veloz do mundo
Foto: Divulgação

O mundo terá internet mais veloz graças ao lançamento do foguete Falcon-9 da Space-X.

A nave da empresa do bilionário Elon Musk, decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, nesta semana junto 60 satélites do sistema “Starlink”.

A ideia é prover internet a partir do espaço.

Os satélites foram liberados uma hora depois do lançamento, a uma altitude de 440 km e seus próprios propulsores os posicionarão em uma órbita a 550 km da Terra.

Os aparelhos pesam 227 kg e funcionam com um sistema de propulsão elétrica espacial, que expulsa átomos do elemento químico crípton para prover impulso.

“Acredito que dentro de um ano e meio, talvez dois, se as coisas forem bem, é provável que SpaceX tenha mais satélites em órbita que todos os demais satélites combinados”, afirmou Musk, na semana passada.

A “Starlink” só começará a funcionar quando forem ativados 800 satélites, o que exige uma dúzia de lançamentos.

O primeiro lançamento estava previsto para a semana passada, mas foi adiado devido à necessidade de atualizações de um software.

Agora, o sucesso da primeira operação oficializa a Space X como uma das diversas empresas que têm permissão para fornecer internet diretamente do espaço.

Para evitar colisões com outros satélites, cada equipamento da Starlink contará com tecnologia contra colisão, segundo a SpaceX.

De acordo com a Union of Concerned Scientists, entidade de cientistas para proteção ambiental, há um pouco mais de 2 mil satélites operando em órbita hoje em dia.

A empresa britânica OneWeb já começou a operar seis deles em fevereiro.

A Amazon está trabalhando na construção do projeto Kuiper, que deve ser composto por 3,2 mil satélites.

Veja como foi:

Youtube tumbnail video

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube