Cartinhas anônimas ajudam na recuperação de pacientes em hospital

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cartinhas anônimas ajudam na recuperação de pacientes em hospital
Fotos: reprodução / Facebook

Cartinhas anônimas estão ajudando na recuperação de pacientes internados em um hospital público de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro.

A boa ideia foi de duas irmãs, estudantes de Medicina, e uma professora delas. Isadora e Victoria criaram um projeto inspirado pela filosofia conhecida como “slow medicine”, medicina sem pressa.

Nele, o destinatário e remetente não se conhecem. O carinho é anônimo, mas as palavras são verdadeiras injeções de ânimo.

“O tempo com o paciente era muito curto, muito rápido. Eram exames atrás de exames. Não tinha aquele tempo para ouvir o que o paciente sentia, o que estava acontecendo na vida dele”, contou Isadora ao Fantástico.

Uma das cartas

Uma carta, mostrada no vídeo abaixo, foi endereçada ao seu Emanuel, que está internado.

Ela foi escrita por Gabriel, um menino de 9 anos, filho da Dra. Tânia.

Ele disse: “A doutora Sônia falou que o senhor está sozinho. Você não está porque Deus sempre está ao seu lado, mas você não pode vê-lo. Um abraço do seu amigo Gabriel”.

Seu Emanuel se emocionou quando ouviu as palavras do menino, lidas por uma das idealizadoras do projeto.

“E ele, Emanuel, respondeu a carta do Gabriel!!!!”, diz a página Liga Acadêmica Slow Medicine no Facebook, onde o vídeo foi postado.

A ideia

Uma professora delas, e médica no hospital ligado à universidade onde elas estudam, conhecia o conceito de “slow medicine”.

As três criaram uma liga acadêmica para desenvolver projetos como o “Ajude Com Cartas”, que tem como chave cartinhas para pacientes.

Eram três mulheres idealistas e hoje são 25 pessoas na equipe.

A divulgação do projeto na internet criou uma rede cada vez maior de colaboradores que escrevem do Brasil todo e até de outros países.

Veja como participar aqui.

Assista a um dos vídeos feitos por elas:

Com informações do Fantástico

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube