Menino treinado salva primo que se engasgou com espinha de peixe

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino treinado salva primo que se engasgou com espinha de peixe
Walter e o primo - Foto: divulgação/FMS

Veja a importância de treinar crianças para emergências. Um menino de sete anos salvou o primo de três anos que se engasgou com uma espinha de peixe.

Walter Neto, que mora em Teresina, no Piauí, é aluno do projeto Samuzinho, iniciativa do SAMU de Teresina que prepara crianças para situações de urgência e emergência.

O menino aplicou as técnicas que aprendeu no projeto e conseguiu salvar o priminho nesta terça, 4, no bairro de Santo Antonio.

A mãe dele, Ana Gabriela, contou que os adultos que estavam próximos tentaram desengasgar a criança, mas não conseguiram.

“O meu filho teve a iniciativa de fazer o procedimento, do mesmo jeito que ensinaram no SAMU. Fiquei muito feliz, porque realmente ele aprendeu e teve a atitude de ajudar”.

O treinamento

A coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de Teresina, Laurimary Caminha, conta que ao receber a notícia, ficou bastante emocionada.

“A gente realiza os treinamentos para que os pequenos possam orientar os adultos em uma situação de urgência e emergência. O cronograma de aulas é bem abrangente, abordando técnicas que ajudam a agir de forma correta e eficaz”, comemora.

Cerca de cinquenta crianças de 7 a 12 anos fazem parte do projeto Samuzinho e estão aprendendo sobre primeiros socorros, para atuarem como multiplicadoras de informação.

De acordo com a diretora geral do SAMU de Teresina, Francina Amorim, o projeto interfere positivamente na comunidade, levando informações que podem salvar vidas.

“As aulas acontecem quinzenalmente, onde ensinamos técnicas de primeiros socorros e como agir em situações de parada cardíaca, engasgo e choque. As crianças ainda tem a oportunidade de aprender sobre o funcionamento e trabalho dos órgãos”, concluiu.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica.

Com informações do PortalAZ

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube