Empresário compra 10 mil bikes que iam pro lixo e doa a alunos pobres

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Empresário compra 10 mil bikes que iam pro lixo e doa a alunos pobres
Foto: LessWalk|

Em vez de deixar milhares de bikes em bom estado estragarem – após o fechamento da fabricante – um empreendedor está retirando toda a produção que estava ao ar livre e doando para crianças pobres de Mianmar, na Ásia.

Mike Than Tun Win ficou de coração partido ao ver as bicicletas desperdiçadas, após a liquidação judicial , em 2018,  da empresa OBike, que fazia compartilhamento em Cingapura.

Win pensou em todas as crianças da vila que ele via caminhando para a escola pela estrada. Foi aí que teve a inspiração.

“É comum ver filas e filas de estudantes caminhando longas distâncias de casa para a escola em aldeias rurais”, disse Win, de acordo com a Tech Crunch .

“Alguns alunos chegam a caminhar até uma hora de casa para a escola e as famílias dificilmente podem pagar por uma forma simples de transporte, como bicicleta ou motocicleta … um ônibus escolar é quase inédito para os estudantes nas aldeias rurais”.

A ação

Win diz que encontrou montanhas de burocracia e taxas em relação ao envio de bicicletas de Cingapura para Mianmar.

Então ele abriu a organização sem fins lucrativos LessWalk para que pudesse comprar todas as bicicletas não usadas do oBike e doá-las para crianças em idade escolar.

Deu certo. Ele já enviou e recebeu cerca de 4.700 novas bikes e mais 5,300 já estão a caminho.

“A iniciativa é melhor do que o esperado, já que eu estava tentando comprar bicicletas usadas de cemitérios de reciclagem, mas consegui obter bicicletas 100% novas a um preço muito bom!”, escreveu Win em um blog.

“Todas as bicicletas são gratuitas para os estudantes que vivem abaixo da linha da pobreza em Mianmar e precisam andar 2 quilômetros até a escola”, acrescentou.

A organização sem fins lucrativos tem financiado sua missão com patrocínios e doações, mas a maior parte de seu financiamento de US $ 400 mil – R$ 1.600 milhão – veio diretamente do bolso de Win.

Ele está conversando com várias organizações governamentais e instituições de caridade de base, para distribuir adequadamente as bikes nas próximas semanas.

“Estou planejando isso desde 1º de março, quando publiquei [minha ideia] no Facebook e no Linkedin”, escreveu Win.

“Três meses depois do meu post, estou super feliz por poder finalmente começar a trabalhar nisso!”

Com informações do GNN

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube