Projeto sobre Amazônia faz brasileiro ganhar prêmio internacional

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Projeto sobre Amazônia faz brasileiro ganhar prêmio internacional
Foto: Divulgação/Rolex

Um biólogo que luta pela preservação do pirarucu na Amazônia, peixe fundamental para preservação do ecossistema, ganhou o prêmio Rolex Awards of Enterprise, de empreendedorismo.

João Campos da Silva é único brasileiro a ganhar o prêmio internacional, anunciado esta semana.

A cerimônia foi em Washington, EUA e os vencedores levaram um cheque de de 200.000 dólares – quase 800 mil reais – para o desenvolvimento do projeto, mais um relógio Rolex.

“O dinheiro é importante, claro, mas não é o principal. O mais legal de chegar entre os finalistas é o reconhecimento internacional, já que o júri é composto de cientistas renomados, e a possibilidade de conseguirmos novos financiamentos”, disse João.

O pirarucu hoje é meio de subsistência para as 60 comunidades que moram à beira do rio. O projeto do biológo é sobre o manejo sustentável do pirarucu.

Pelo porte, este peixe está no topo da cadeira alimentar e é em grande parte responsável pelo equilíbrio do ecossistema de boa parte dos rios da Amazônia.

Mulheres

A manutenção do pirarucu é importante por outro motivo: trata-se da base da economia de centenas de comunidades espalhadas pela Amazônia.

Somente à beira dos dois quilômetros do rio Juruá, onde João e sua equipe da ONG Instituto Juruá atuam, são 60 comunidades, ou cerca de 1200 pessoas.

“Existe também todo um trabalho social”, conta João.

“Nessas comunidades, a renda gerada pelo pirarucu é compartilhada. Em muitos casos, é a primeira vez que as mulheres têm acesso a um rendimento e possuem poder de compra, sem depender do marido. É uma barreira social que estamos quebrando.”

A perspectiva é ainda mais animadora.

“Estamos começando a fazer um trabalho de levar a carne do pirarucu para outros centros urbanos e mesmo para o exterior. A pele também é matéria prima para fazer bolsas e sapatos, e isso ainda não está sendo explorado.”

O prêmio

O Prêmio Rolex de Empreendedorismo foi realizado pela primeira vez em 1976.

De lá para cá, 145 projetos foram premiados.

Este ano, pela primeira vez, o publico também pôde votar, juntamente com o júri, em um formulário online.

Com informações da Exame

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube