É hoje! Eclipse parcial da lua será visto no Brasil

Foto: NasaFoto: Nasa

Tem eclipse parcial da lua no início da noite desta terça-feira, 16 e poderá ser visto no Brasil. Torça pra fazer tempo bom onde você está!

“O eclipse será visível na África, em uma grande parte da Europa e da Ásia, na parte oriental da América do Sul e na parte ocidental da Austrália”, informou a Royal Astronomical Society (RAS) de Londres em um comunicado.

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados e o satélite natural fica então na sombra da Terra.

Na terça-feira, a Lua não ficará totalmente na sombra, o eclipse será apenas parcial. Mas “cerca de 60% da superfície visível da Lua será coberta pela sombra”, diz o RAS.

Privada dos raios do Sol, a Lua escurece e fica numa tonalidade de tijolo porque a atmosfera da Terra desvia os raios vermelhos da luz solar para o cone de sua sombra.

Horário

O eclipse parcial da Lua terá início às 17 horas (horário de Brasília) e poderá ser visualizado a partir das 17h31 em São Paulo, quando a Lua “nasce” no horizonte.

O ápice do fenômeno ocorrerá às 18h30 e o espetáculo terá fim às 19h59.

O eclipse poderá ser visto a olho nu, sem qualquer perigo, diferentemente dos eclipses solares.

Binóculos, óculos e telescópios permitirão o espectador aproveitar ainda mais.

Com informações da Veja e Estadao

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.