Neurocientistas testam próteses controladas por pensamento

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Neurocientistas testam próteses controladas por pensamento
Foto: DETOP|Como funciona o sistema Foto: Detop

Um consórcio de engenheiros, neurocientistas e clínicos do projeto DETOP, financiado pela União Europeia, conseguiu testar próteses controladas pelos pensamento.

A equipe acaba de apresentar o primeiro protótipo e também os resultados do primeiro teste em um paciente.

A chave para o novo sistema é um inovador “Portal Homem-Máquina Osseointegrado” ou OHMG: Osseointegrated Human-Machine Gateway, que liga fisicamente uma pessoa às suas próteses.

O dispositivo é montado diretamente nos ossos do usuário por um procedimento cirúrgico, fornecendo uma base estável para o membro prostético, que permite a comunicação elétrica entre a prótese e os eletrodos, também implantados no corpo da pessoa.

Primeiras avaliações

Um paciente da Suécia teve o primeiro OHMG implantado em uma cirurgia que ocorreu em dezembro de 2018, o que permitiu as primeiras avaliações apresentadas agora.

O projeto desenvolveu um acoplador mecatrônico que permitirá ao paciente mover sua mão protética para uma posição natural. Além disso, a equipe construiu uma nova mão protética mais leve, com um controlador incorporado e sensores táteis.

A equipe pretende fornecer ao usuário o feedback de sua nova mão, com sensações naturais de toque e movimento.

“Nos próximos meses, o paciente que recebeu o OHMG começará a usar uma prótese de treinamento, antes de ser equipado com nossa nova mão artificial,” explicou o pesquisador Francesco Clemente.

“Vamos então avaliar todo o sistema – incluindo os controles implantados de interface, eletrônica, pulso e mão – conforme o paciente realiza suas atividades diárias”.

A equipe planeja acompanhar essa primeira cirurgia, juntamente com mais implantes OHMG que serão feitos a seguir em pacientes com diferentes tipos de amputações de braço, para garantir que o sistema seja suficientemente flexível para atender a uma ampla gama de usuários em potencial.

Como funciona o sistema Foto: Detop

Como funciona o sistema Foto: Detop

Com informações do Diário da Saúde

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube