Veterinária que ajudou em Brumadinho oferece castração social em ônibus

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Lembra da veterinária que ajudou com remédios e doações para animais atingidos pela tragédia de Brumadinho, mostrada no início do ano aqui no SoNoticiaBoa?

A veterinária Kátia Chubaci decidiu ir para as ruas de Florianópolis e montou uma verdadeira clínica volante num ônibus que percorre as comunidades mais carentes, pra oferecer a castração social.

A ideia é diminuir a reprodução para trazer benefícios para os próprios animais.

O Castrabus atendeu a muitas famílias em vários bairros e agora pretende chegar a toda a cidade.

Segundo a veterinária, que trabalha há 21 anos com este procedimento, o trabalho das ONGs que resgatam animais está dando resultados porque as pessoas estão mais conscientes dos benefícios da castração.

No Brasil, são cerca de 100 milhões de cães e gatos abandonados e não há lares para todos os que nascem.

Benefícios

A castração é uma garantia de que o animal não irá mais reproduzir e gerar filhotes, além de trazer benefícios para eles.

Nas fêmeas, reduz em 90% a incidência de câncer de mama, de ovários e útero, entre outros.

Nos machos, previne o câncer de próstata e de testículo, reduz os hormônios masculinos, tornando-os menos propensos a brigas por território e disputa pelas fêmeas.

Também ajuda a reduzir fugas e deixa a urina com menos odor.

A prática resulta ainda no controle de zoonoses, como raiva, leishmaniose, escabioses (sarna), verminoses e leptospirose. “Compreendendo isso estamos protegendo não só os animais, como nossa própria saúde”.

Com informações da NSC

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.