Aos 92 anos pediatra atende crianças de graça toda semana

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aos 92 anos pediatra atende crianças de graça toda semana
Dr. Ivan e a esposa - Fotos: arquivo pessoal/

Um pediatra de 92 anos continua na ativa e atende crianças gratuitamente toda segunda e quinta-feiras no posto de saúde em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no estado do Paraná. É uma história de paixão e vitalidade.

Ivan Fontoura é irmão do ator Ary Fontoura – o Antero de A Dona do Pedaço – que fez uma homenagem a ele no Instagram no último fim de semana (veja abaixo)

Ivan atende uma média de 30 crianças por dia e não quer receber nada por isso.

“Eu já ganhei dinheiro que dá pra viver. Sempre estive ligado às crianças com necessidades, na parte social, e quis continuar. Havia necessidade de ajudar aqui, porque o povo me conhece e acaba pedindo”, contou em entrevista ao portal BandaB na última sexta, 19.

E Ivan Fontoura garante que não pensa em parar, apesar da idade.

“Eu vou até quando não poder mais. Eu quero morrer em pé. Fisicamente eu sofro, trabalhando sem parar, descansando só para tomar um café, mas ser médico é isso. Depois, a gente se recompõem e continua”, diz.

Ele atende com a esposa Eva, que é enfermeira e o acompanha até o consultório no posto de saúde.

Formação

Ivan se formou em 1951 pela Universidade Federal do Paraná. Tem pós-graduação e Mestrado na Universidade da Califórnia, além de Doutorado em Sourbone, na França.

Ele já recebeu as duas principais honrarias do Conselho de Medicina do Paraná: o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por 50 anos dedicados à atividade; e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, por seu trabalho médico-social.

Durante anos, Ivan Fontoura foi diretor de hospitais, incluindo o Pequeno Príncipe, onde se aposentou no ano de 2005, após um trabalho para um atendimento mais humanizado na instituição.

Inspiração

A inspiração para a medicina é antiga, da época de criança.

“Eu comecei a querer ser médico após receber uma visita de um cirurgião, há quase 90 anos. Eu vi o atendimento dele e aquilo foi mágico. Devagarinho, fui estudando e sempre pensando em ser médico. A Medicina deu muito trabalho, mas é uma fonte de muita alegria. Compensa muito”, disse Ivan.

Aos 92 anos, ele diz que aprende todo dia.

“Não houve dia na história da Medicina que não tenha aprendido algo diferente. A Medicina faz você aprender, viver momentos dramáticos e guardar tudo para sempre”, afirmou.

Família de médicos

Um filho de Ivan e quatro netos também se tornaram médicos.

Ele sabe que, inevitavelmente, foi um exemplo. Apesar disso, não acha que faz algo diferente e que precise de aplausos.

Mesmo assim, os moradores de Praia de Leste tratam Ivan como um verdadeiro tesouro, por este trabalho voluntário e carinhoso com as crianças.

A homenagem do irmão:

Com informações do BandaB e SnB

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube