Empresa transforma lixo oceânico em combustível

O fundador da Biofabrik White Refinery, Oliver Riedel. Foto: DPAO fundador da Biofabrik White Refinery, Oliver Riedel. Foto: DPA

Uma empresa alemã criou um sistema que transforma grande quantidade de resíduos marinhos para produzir combustível.

Por meio do sistema desenvolvido pela Biofabrik, um quilo de resíduos plásticos é convertido em um litro de combustível e cada litro de combustível fornece aproximadamente 3,5 kWh de eletricidade.

Tudo é feito num contêiner cinza: o sistema tem uma dúzia de tubos, contêineres menores e muita tecnologia e um processo conhecido como pirólise, a decomposição pelo calor.

O produto gerado, chamado WastX Plastic, pode ser usado em geradores ou turbinas ou mesmo convertido em eletricidade.

“Um quilo de plástico produz cerca de um litro de combustível”, afirma o fundador e gerente de negócios da empresa Biofabrik White Refinery, localizada em Rossendorf, perto de Dresden.

Após 6 anos de testes rigorosos, a startup está finalmente lançando sua tecnologia, totalmente automatizada e capaz de reciclar plásticos que não eram possíveis antes.

Produção

Com a fábrica em Dresden, a produção começará em breve e a meta da empresa é processar até uma tonelada de resíduos plásticos por dia.

Compostos de resíduos plásticos se decompõem devido a altas temperaturas e eventualmente se tornam combustíveis líquidos ou gasosos.

É difícil determinar exatamente quantos milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos a cada ano.

Segundo a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito, até 2050 a quantidade de plástico pode ser maior que a dos peixes.

o recém-produzido WastX Plastic. Foto: DPA

o recém-produzido WastX Plastic. Foto: DPA

Com informações do Nation

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.