Cientistas conseguem rejuvenescer células cerebrais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas conseguem rejuvenescer células cerebrais
As células velhas recuperaram sua jovialidade (direita) ao serem colocadas junto a células mais jovens.

Cientistas do Reino Unido descobriram uma maneira de reverter células-tronco mais velhas para um estado mais jovem e saudável.

Os pesquisadores Michael Segel e Kevin Chalut, da Universidade de Cambridge abriram caminho para o desenvolvimento de tratamentos para doenças cerebrais relacionadas à idade, como as demências.

À medida que nossos corpos envelhecem, músculos e articulações podem se tornar mais rígidos, tornando os movimentos mais difíceis e o enrijecimento cerebral relacionado à idade tem um impacto significativo na função das células-tronco cerebrais.

Os cientistas descobriram como o aumento da rigidez cerebral gerado pelo envelhecimento causa disfunção das células-tronco do cérebro, as chamadas células progenitoras de oligodendrócitos (CPOs).

Elas são um tipo de célula-tronco cerebral importante para manter a função normal do cérebro e para a regeneração da mielina, a bainha gordurosa que envolve os nossos nervos, que é danificada em doenças como a esclerose múltipla.

Os efeitos da idade nessas células contribuem para a esclerose, mas sua funcionalidade também diminui com a idade em pessoas saudáveis.

Como

Para determinar se a perda de função das CPOs envelhecidas era reversível, os pesquisadores transplantaram CPOs de ratos idosos para os cérebros mais macios e esponjosos de animais mais jovens.

Em vez de danificar o cérebro mais jovem, as células cerebrais mais velhas foram rejuvenescidas e começaram a se comportar como suas novas colegas mais jovens e vigorosas. E o contrário também aconteceu na situação inversa.

“O que foi especialmente interessante foi que, quando as células cerebrais antigas foram cultivadas no material macio, elas começaram a funcionar como células jovens – em outras palavras, elas foram rejuvenescidas,” contou Chalut.

Descobertas sobre como as células-tronco cerebrais envelhecem e como esse processo pode ser revertido têm importantes implicações para futuros tratamentos, porque fornecem novos alvos para lidar com as questões ligadas ao envelhecimento, incluindo como recuperar a função perdida no cérebro.

Ainda não há previsão de quando essa técnica será usada em humanos.

Com informações do Diário da Saúde

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube