Cego cria bengala inteligente para proteger quem não enxerga

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cego cria bengala inteligente para proteger quem não enxerga
Bengala inteligente - Foto: reprodução/WeWalk

Um homem cego criou uma bengala inteligente que usa Google Maps e o software Voice Assistant para orientar e proteger pessoas deficientes visuais, como ele, que andam pelas ruas.

A bengala WeWalk usa sensores ultrassônicos para alertar o usuário sobre obstáculos próximos por meio de vibrações na alça.

A bengala pode ser emparelhada com o sistema Bluetooth de um smartphone para facilitar o controle.

Como também é integrado ao software Voice Assistant e Google Maps, a bengala pode usar alto-falantes embutidos para informar o usuário sobre lojas próximas e detalhes de infraestrutura que eles podem não conseguir ver.

O criador

O CEO e co-fundador da WeWalk, Kursat Ceylan, que também é cego, disse à CNN que ajudou a desenvolver a bengala a partir do desejo de usar a tecnologia moderna como uma ferramenta para os deficientes visuais.

“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas estão usando apenas uma vara simples”, disse ele à agência de notícias.

“Como pessoa cega, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída … não sei qual ônibus está se aproximando… [ou] quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk. ”

Vendas

Atualmente, o WeWalk está sendo vendido por US $ 500, pouco mais de R$ 2 mil.

Agora a startup de tecnologia turca pretrendem associá-la a aplicativos de compartilhamento de carona e serviços de transporte para melhorar ainda mais suas habilidades de navegação.

Veja como funciona:

Youtube tumbnail video

Com informações da CNN e GNN

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube