Pesquisa monitora cérebro de bebês assistindo teatro: aprendizagem

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pesquisa monitora cérebro de bebês assistindo teatro: aprendizagem
Foto: Katarina Silva / divulgação|

Um grupo de artistas e pesquisadores de três países – Brasil, Espanha e Polônia – quer descobrir o que acontece no cérebro dos bebês quando eles assistem a atuações ao vivo de teatro.

O estudo inovador vai monitorar o cérebro e as emoções crianças de 0 a 3 anos de idade enquanto elas são expostos a experiências artísticas poéticas, audiovisuais de conteúdo poético feitos especialmente para crianças.

O projeto é pioneiro e vai usar dados coletados em apresentações diversas da Cia Teatral La Casa Incierta, referência mundial na criação de espetáculos especializados para a primeira infância.

Como

O estudo vai realizar o monitoramento eletrodérmico e filmar as respostas psicofisiológicas das crianças na primeira infância, de seus acompanhantes, como espectadores e dos atores em cena, enquanto eles participam de performances ao vivo de teatro, para ampliar o conhecimento das capacidades de atenção, emoção e empatia.

A ideia é medir ao mesmo tempo as emoções e as reações em termos de atenção tanto dos espectadores como dos artistas no palco e fazer uma correlação entre os resultados obtidos individual e coletivamente, durante estas experimentações artísticas.

A análise das experiências será feita por uma equipe de pesquisadores, coordenando intersetorialmente diversas áreas de conhecimento – artes, pedagogia e filosofia, neurociências, psicologia.

O resultado da pesquisa será publicado em uma página na Internet e os dados serão registrados também em um documentário que será produzido ao final das análises.

Aprendizagem

Uma das hipóteses que a pesquisa pretende demonstrar é a de que a infância aparece como o tesouro das capacidades de aprendizagem, das capacidades científicas e criativas desde a gestação fetal, sendo estes três pilares elementos fundamentais do desenvolvimento integral da criança.

O estudo quer ampliar o conhecimento psicofisiológico da criança e fornecer embasamento científico para implementar práticas pedagógicas concretas para a Educação Infantil.

A companhia

La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira, criada no ano 2000.

É pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância na programação, criação e difusão do que se conhece como Teatro Para Bebês

Em outubro de 2018 La Casa Incierta fez os primeiros monitoramentos, em parceria com a Radioclip Produções, empresa responsável pelo documentário e a publicação na web, utilizando recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC.

Participam da pesquisa, que tem apoio de um instituto holandês, profissionais renomados das áreas de artes, psicologia, pedagogia e multimídia que vêm atuando com La Casa Incierta em projetos focados na Primeira Infância.

Quando

A estudo começou este mês e vai até 1º de junho de 2020.

Os próximos monitoramentos computadorizados serão em Brasília:

Café Frágil

Creche Canarinho – 408 norte
Dia 11 de setembro às 14h, 15h30 e 16h45 Dia 12 de setembro às 14h, 15h30 e 16h45

Espaço Cultural 508 sul
Dia 14 de setembro às 11h e 16h Dia 15 de setembro às 11h e 16h

Foto: divulgação

Foto: Katarina Silva / divulgação

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube