Sexta-feira 13 terá lua cheia: fenômeno só visto há 20 anos

Foto: reproduçãoFoto: reprodução

A lua cheia, chamada “lua da colheita”, pela primeira vez em 20 anos cai numa sexta-feira 13.

A última só foi vista em 13 de outubro de 2000. Ainda ocorrerá mais uma em 13 de dezembro deste ano, mas depois só será vista de novo em 2049.

De acordo com o folclore, cada lua cheia tem um nome, cada um com a referência da época do ano ou mês em que ela aparece.

A lua da colheita é a lua cheia mais próxima do equinócio de outono – quando o Hemisfério Norte está no equinócio de Outono, no Hemisfério Sul é equinócio de Primavera, que acontece dia 23 de setembro.

Ela tem esse nome porque, durante a época da colheita, às vezes os fazendeiros precisam trabalhar até mais tarde e aproveitam a luz da lua, que ilumina os campos.

Em alguns países da Europa essa lua também é chamada de “lua das frutas”, já que algumas delas amadurecem nesta época.

Horário

Segundo a NASA, geralmente a lua cheia nasce uma média de 50 minutos mais tarde a cada noite.

Mas, nas noites da lua da colheita, o satélite aparece mais ou menos no mesmo horário: apenas 25 a 30 minutos mais tarde nos Estados Unidos e 10 a 20 minutos mais tarde no Canadá e Europa.

No Brasil, ela nasce nesta sexta 14 às 17:51h.

A lua parecerá cheia até a madrugada do domingo.

Mas a lua da colheita deste ano também será menor: 14% menor, para ser mais preciso. Isso porque a Lua está em seu apogeu, que é o ponto mais distante da Terra.

Com informações Revista Planeta

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.