Paciente com câncer melhora após visita de cão e surpreende médico

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Paciente com câncer melhora após visita de cão e surpreende médico
Foto: Hospital Memorial São José

Um brasileiro que está com câncer melhorou após a visita do cãozinho de estimação e surpreendeu os médicos do Hospital Memorial São José, em Recife, Pernambuco.

O guia de turismo Flávio Santos e o Agadir ficaram distantes durante o tratamento e a pedido do paciente, a equipe autorizou a entrada do animal.

“Conversei sobre a possibilidade de dar alta. Hoje, 17, eu e João passamos lá e eu me surpreendi, ele estava consciente, orientado, conversando”, disse o médico Rodrigo Trancredi.

Flávio agradeceu aos médicos e ao companheiro dele que pela surpresa.

“Ele me agradeceu muito [pelo reencontro]”, disse o designer de interiores João Chagas, que vive com Flávio há 23 anos.

Benefícios

Segundo o médico, o contato com animais de estimação traz benefícios para o corpo e para a mente.

“Do ponto de vista psicológico, os pacientes conversam mais, ficam mais animados e têm aumento de apetite. Do ponto de vista fisiológico, ocorre redução da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica o médico.

No caso de Flávio, que tem metástase no peritônio e nos ossos, não foi diferente.

“A gente notou visivelmente no outro dia a melhora dele. […] A melhora ocorreu de uma forma gradativa e se mantém”, conta.

Postagem

Na postagem, o Hospital fez o registro com uma foto linda com cão e paciente:

“Essa semana nós recebemos uma visita especial. O cachorro Agadir veio visitar o seu “humano”, Flávio José, que está em tratamento conosco. O encontro foi organizado pela nossa equipe de enfermagem para atender o desejo de Flávio, que estava com saudades do seu bichinho”, escreveu a direção do hospital.

Saudade

Internado desde 23 de agosto, Flávio sempre demonstrou para a equipe médica a saudade do pet que o acompanha há oito anos.

O reencontro ocorreu no dia 10 de setembro, mas as imagens da visita de Agadir passaram a circular nas redes sociais dias depois.

O desejo de Flávio foi realizado no edifício-garagem do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife, já que a entrada de animais é proibida na ala oncológica da unidade de saúde.

O cão também precisou de um laudo veterinário para comprovar que estava com a vacinação em dia.
Paciente com câncer reencontra cachorro em hospital no Recife

A visita fez parte do projeto “O que importa para você?”, iniciativa do hospital para realizar desejos de pacientes com longos períodos de internação ou casos específicos.

“Já realizamos casamento e Dia dos Namorados, mas foi a primeira vez que trouxemos um animal”, conta a supervisora de enfermagem da ala oncológica, Luísa Frazão.

As fotos da visita:

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube