Fóssil de pinguim gigante encontrado na Oceania impressiona

Imagem de capa para Fóssil de pinguim gigante encontrado na Oceania impressiona
Comparação do pinguim gigante com uma mulher - Foto: Foto: Canterbury Museum|

Arqueólogos encontraram fósseis de uma nova espécie de pinguim gigante (Crossvallia waiparensis) na cidade de Waipara, na Nova Zelândia, país da Oceania.

Ele que viveu há milhões de anos, durante o período conhecido como Paleoceno, entre 65 e 55 milhões de anos atrás.

O animal tinha quase tamanho de uma pessoa (1,6 metro) e pesava 80 quilos — índice quatro vezes superior ao pinguim-imperador, maior espécie viva atualmente.

A curadora do Canterbury Museum, Vanesa De Pietri, contou ao jornal The Guardian que a descoberta do fóssíl é uma evidência das proporções bem avantajadas desses pinguins ancestrais.

A evolução

Após analisarem os ossos que seriam das pernas dos pinguins gigantes, os pesquisadores notaram que as patas ajudavam as aves a nadarem.

Depois de um tempo, os pinguins teriam deixado os oceanos do hemisfério sul com a chegada de outros animais como focas e baleias, que representavam grande competição no ecossistema marinho.

“A partir daquela época, eles evoluíram rapidamente”, explicou o curador Paul Scofield.

“As temperaturas da água na Nova Zelândia eram ideais naquele tempo, cerca de 25ºC, sendo que agora chegam a de 8ºC.”

História

Quando a espécie recém-descoberta ainda vivia, a Nova Zelândia era unida geologicamente à Austrália.

Alguns cientistas suspeitam que essa união também englobava a Antártida.

Essa relação foi descoberta através das similaridades entre espécies das duas regiões.

No caso do pinguim gigante, ele é parecido com o Crossvallia unienwillia, cujos fósseis foram encontrados na Antártida no ano 2000.

Ossos das pernas e dos braços do pinguim gigante - Foto: Vanesa De Pietri et al