Casal lança sementes de Ipês enquanto voa no interior de SP

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Casal lança sementes de Ipês enquanto voa no interior de SP
Foto: reprodução Facebook

Um instrutor de paramotor lançou sementes de ipês durante voos no interior de São Paulo para recuperar áreas desmatadas.

Marcelo de Oliveira, de Araçatuba teve a ideia depois de assistir uma reportagem em que um casal de biólogos que fazia o mesmo na região Amazônica.

O instrutor decidiu utilizar a experiência adquirida ao longo dos 15 anos de profissão para lançar sementes de ipês, enquanto sobrevoa às margens do Ribeirão Baguaçu, em Araçatuba, em São Paulo.

Embora pilote diariamente ensinando as pessoas que se interessam pelo esporte, Marcelo realiza a ação somente aos fins de semana, quando está acompanhado da mulher.

Como

Enquanto Márcia Moraes, de 39 anos, é a responsável por pilotar o paramotor, o instrutor pega as sementes separadas antecipadamente e semeia o solo.

“Eu preciso da ajuda dela para conseguir espalhá-las, pois não consigo sozinho. Além disso, ela também me dá informações sobre a direção do vento para eu ter controle sobre onde as sementes cairão. Nós sobrevoamos as áreas que possuem pouca vegetação e regiões distantes da cidade. Locais onde as construções demorarão a chegar”, afirma Marcelo, de 45 anos.

As sementes

As sementes usadas são recolhidas de um pé de ipê plantado no quintal da casa do instrutor, no bairro São Rafael.

A ideia de unir a paixão de voar com a responsabilidade ambiental nasceu da vontade de dar uma nova destinação para as sementes, que eram jogadas no lixo diariamente.

“Todos os dias de manhã eu varria um punhado de sementes. Até que eu parei para pensar e comecei a juntá-las. Quando eu percebi, tinha conseguido diversos sacos com sementes. Então, passei a reutilizá-las, porque assim consigo completar o ciclo natural da natureza”, diz Marcelo.

Mudas

Além de espalhar as sementes durante os voos de paramotor, o instrutor também faz mudas e doa para pessoas interessadas em plantá-las.

Por saber que a espécie germina com muita facilidade, ele acredita que o método escolhido trará bons resultados.

“Eu vejo acontecer no meu quintal. As sementes caem e brotam muito facilmente. Enquanto não recebem água, elas permanecem em ‘dormência’ e conseguem ficar intactas durante meses. A quebra da ‘dormência’ é feita com a água e o calor. Então, assim que chover, elas irão germinar”, acredita o piloto.

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube