Idosos aprendem a andar de bike para melhorar saúde e humor

Idoso aprende a pedalar - Foto: reprodução / TV GloboIdoso aprende a pedalar - Foto: reprodução / TV Globo

Idosos do Distrito Federal estão aprendendo a andar de bike para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Eles são orientados e acompanhados por voluntários do projeto Bike Anjo.

Os ciclistas ensinam a dar as primeiras pedaladas, dão dicas de rotas e de como garantir um passeio tranquilo.

Saúde

Andar de bicicleta é uma atividade recomendada por médicos, pelos benefícios que oferece à saúde.

O ciclismo traz melhoras nas articulações e no sistema cardiovascular, mas precisa o idoso precisa ser monitorado por um profissional da saúde.

“A pessoa vai estar movimentando as articulações, sem ter o impacto que, por exemplo, acontece na corrida. Mas, primeiro, ela tem que se consultar com o médico para ser avaliada e ver se ela tem alguma contra-indicação para fazer o esporte”, disse o médico Julian Machado ao G1.

Tratamento

“A pessoa com mais de 60 anos normalmente tem alguma patologia, algum problema de saúde e a bicicleta pode ser uma forma de tratamento para essa pessoa”, explica o médico.

Marcos Labossiere, de 70 anos, precisou fazer uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril e teve que abandonar a prática do tênis, por riscos de lesão. Foi aí que decidiu migrar para o ciclismo e gostou.

“Você enfrenta a natureza, a poeira, o sol, o risco de queda. Você vê lugares maravilhosos que não veria se fizesse caminhada, corrida”, disse.

Já o aposentado Manuel Irmão, de 70 anos, que é diabético e tem problemas no coração, decidiu aprender a andar de bike para melhorar tentar baixar os níveis de açúcar no sangue com exercícios.

“Tem muita gente que fala que a bicicleta é boa para a saúde. Então, eu estou pedalando mais por causa disso”, concluiu.

Marcos Labossiere pedalando - Foto: reprodução / TV Globo

Marcos Labossiere pedalando – Foto: reprodução / TV Globo

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.