Novo remédio contra gripe é testado com sucesso

Foto: reproduçãoFoto: reprodução

Testado e aprovado! Novo remédio contra gripe reduziu os sintomas da doença e promete ser eficiente pra tratar infecções.

Cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, fizeram a experiência com furões que acabaram tendo menos sintomas da doença, depois que foram tratados com o antiviral.

A pesquisa publicada na revista Science Translational Medicine mostra o medicamento chamado de EIDD-2801. Ele é capaz de bloquear uma enzima chamada ARN-polimerase, muito importante na multiplicação do genoma do vírus.

O remédio desencadeia mutações genéticas no vírus, impedindo que ele se multiplique e gere sintomas.

“O composto é altamente eficaz contra a gripe”, afirma o autor Richard Plemper, autor sênior do estudo, em um comunicado.

O pesquisador afirma que o medicamento pode ser tomado por via oral e tratar infecções causadas por diferentes versões do vírus influenza.

Os testes

O novo medicamento antiviral foi testado em furões por serem muito semelhantes aos humanos em sua resposta aos vírus da gripe.

Após o tratamento com a droga, os animais apresentaram períodos de febre significativamente mais curtos do que aqueles que não receberam o remédio.

Segundo Mart Toots, coautor do estudo, é muito difícil que o vírus escape dos efeitos do remédio.

“Acreditamos que a próxima geração de medicamentos antivirais para influenza deve não apenas ser eficaz e segura, mas também resolver o problema de resistência”, afirma.

 

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.