Padre emociona noivos surdos e celebra casamento em Libras

Padre e noivos surdos - Foto: arquivo pessoalPadre e noivos surdos - Foto: arquivo pessoal

Dayton Denis Siqueira e Simone Aparecida Pereira, dois noivos surdos, levaram um susto ao subir no altar e encontrar um padre que celebrou a cerimônia em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Foi uma surpresa! Eles só foram avisados na última hora que haveria um substituto, mas não sabiam o motivo.

E quem apareceu foi o homem considerado o ‘anjo da guarda’ dos dois: o religioso Wilson Czaia, que também é deficiente auditivo.

Ele emocionou os convidados e os noivos ao fazer a cerimônia em Libras. “Estamos muito felizes”, disse Dayton.

Wilson Czaia saiu da diocese de Curitiba, no Paraná, para abençoar a união em Franca, no interior de São Paulo.

História de amor

Em 2012, após uma conversa com o padre Wilson Czaia durante o Hallel, festival de música cristã que reúne milhares de fiéis em Franca, Dayton se encantou por Simone.

Prestes a ir embora, Dayton diz que Czaia pediu a ele que aguardasse cinco minutos. Nesse intervalo, o jovem viu Simone no meio da multidão.

“Eu me aproximei, comecei a conversar e logo trocamos o número de celular para conversar no Whatsapp. Conversa vai, conversa vem, começamos a namorar.”

Simone morava em Jacuí (MG), a cerca de duas horas de Franca. O namoro engatou, mesmo à distância.

Em 2016, os dois decidiram morar juntos e ela se mudou para o interior de SP.

Religiões diferentes

A religião sempre fez parte da vida do casal. Dayton nasceu em uma família espírita e Simone, em uma católica.

Quando se apaixonaram, descobriram o trabalho feito pela Pastoral do Surdo e passaram a frequentar as missas especiais na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Jardim Paulistano, aos domingos.

A missa celebrada com intérpretes levou o casal a se aprofundar na fé católica.

“Para a comunidade surda isso é o máximo. Até então, todo mundo só ficava olhando, mas não se envolvia tanto. Quando o padre Ovídio abriu isso, daí pra frente, eles [surdos] se apegaram à igreja”, disse a voluntária na pastoral, Maria Rita Capel, que traduz em Libras as mensagens e os ensinamentos bíblicos.

A diocese nomeou o padre Ovídio José Alves de Andrade responsável pela Pastoral do Surdo na cidade.

Com o tempo, foram desenvolvidas atividades com o propósito de incluir deficientes auditivos na igreja e eles puderam receber os sacramentos, como batismo e eucaristia.

E foi o convívio com outros casais na paróquia que despertou em Dayton e em Simone a vontade de casar na igreja.

O reencontro

Desde que o noivo passou a considerá-lo o anjo da guarda do relacionamento, há sete anos, eles nunca haviam se encontrado.

Na ocasião, Dayton pediu a palavra e revelou aos amigos da pastoral e ao religioso o amor que havia descoberto por intermédio dele.

Foi a deixa para que Maria Rita e os demais membros da pastoral começassem a organizar a surpresa na cerimônia.

“Ele falou que aceitava, mas pediu segredo. Nós não comentamos nada com ninguém. No dia seguinte ao casamento, o padre Wilson tinha que estar em São Paulo para a ordenação de um diácono surdo. Compramos a passagem dele na sexta-feira, de Curitiba para Ribeirão Preto.”

Emoção

No dia do casamento, no começo deste mês, Simone se preparou com a ajuda de amigas da igreja.

“O seminarista Márcio avisou que naquela hora não havia padre para celebrar o casamento, mas que a igreja já havia providenciado um substituto. Ele pediu a nós dois que olhássemos para a porta de entrada da igreja. Ao ver o padre Wilson entrando, nós não conseguimos falar nada”, diz Simone.

Dayton não conteve as lágrimas.

Padre Wilson, que atua em Curitiba pela inclusão da comunidade surda, também se emocionou ao levar sua mensagem ao casal e aos convidados.

“Foi muito bonito e eu me sinto feliz. A gente percebe a razão da vida. Viver é fazer a outra feliz. Eles são seres humanos que necessitam estar no meio, incluídos, e não à parte”, concluiu Maria Rita.

Padre Wilson Czaia - Foto: Renato Cunha

Padre Wilson Czaia – Foto: Renato Cunha

Os noivos Dayton e Simone - Foto: Renato Cunha

Os noivos Dayton e Simone – Foto: Renato Cunha

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.