Jogadoras e jogadores da Seleção da Austrália terão salários iguais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Jogadoras e jogadores da Seleção da Austrália terão salários iguais
Jogadoras da Austrália comemoram gol - Foto: AFP

Gol da Austrália! As jogadoras da seleção feminina de futebol do país vão receber o mesmo salário que os jogadores da equipe masculina.

As “Matildas”, como são chamadas lá, terão direito a salários iguais, às mesmas condições de trabalho que os “Socceroos” e viajarão, como eles, somente de classe executiva.

A conquista está assegurada em uma convenção coletiva assinada nesta quarta, 6.

Assim, durante os próximos quatro anos, “Matildas” e “Socceroos” vão dividir igualmente os 24% das receitas publicitárias geradas pelo futebol australiano, destinadas aos atletas.

O acordo foi divulgado pela Federação Australiana de Futebol (FFA) é um passo importante para a igualdade de gêneros no esporte.

“O futebol é o esporte de todo o mundo e esta nova convenção coletiva constitui um passo a mais em direção à adoção de valores de paridade, integração e igualdade de chances”, declarou Chris Nikou, presidente da FFA.

Disparidades

A paridade conquistada pelas jogadoras australianas é resultado da batalha pela igualdade de direitos no futebol lançada durante a última Copa do Mundo Feminina na França.

Durante o Mundial, realizado entre junho e julho de 2019, ficou evidente a disparidade de tratamento entre homens e mulheres no esporte mais popular do planeta.

Em entrevista à RFI, a meio de campo australiana Elise Kellond-Knight comemorou o acordo. Ela disse que é um “respeito” às mulheres e é a realização de um “sonho”.

O diretor-geral da FFA, David Gallop, diz que a paridade salarial foi possível porque os “Socceroos” aceitaram dividir a renda com as jogadoras.

Para o capitão da seleção australiana, Mark Milligan, as mulheres obtiveram “o que merecem”.

Exemplo

O diretor-geral da Associação dos Jogadores Profissionais do país, John Didulica, espera que a decisão australiana sirva de exemplo a “todas as federações, para permitir que elas aproveitem a incrível oportunidade social e comercial que representa o futebol feminino”.

O anúncio acontece no momento em que a seleção feminina da Austrália se preparam para enfrentar o Chile, no próximo final de semana, por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio.

#AprendeBrasil

Com informações da RFI

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube