Voluntários se unem e vão para as ruas limpar Veneza após a enchente

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Voluntários se unem e vão para as ruas limpar Veneza após a enchente
Veneza inundada - Manuel Silvestri/ Reuters|

Um exército de Voluntários foi para as ruas de Veneza, na Itália, para limpar a cidade histórica atingida esta semana por uma das maiores enchentes da história.

Nesta quinta, 14, depois que a chuva deu uma trégua, jovens da região foram para as ruas ajudar na reorganização e limpeza de lojas, bares e residências.

Havia pilhas de móveis quebrados e aparelhos queimados nas calçadas. A corrida de solidariedade atraiu estudantes, profissionais e operadores das proximidades para ajudar, sem pedir nada em troca.

Eles coletaram fornos de microondas, DVD players, cabeceiras de cama de casal e muitos sacos de lixo que estavam nas ruas.

Os voluntários também ajudaram a limpar azulejos e paredes dos prédios atingidos.

Amor vence o ódio

Como que para responder à onda de ódio e insultos que a cidade recebeu nas redes sociais após o desastre (“Dois euros para Veneza? Pegue-os em cafés por 30 euros na praça …”), surgiu uma rede paralela de solidariedade no Facebook, Twitter, nos grupos Telegram e no Whatsapp.

Cada um ajudou como pôde: a Coop Alleanza, por exemplo, disponibilizou 25 mil euros – mais de 112 mil reais – de ajuda, e já pretende subir para 100 mil euros no total.

Levantar fundos

Da Toscana surgiu idéia de um “bacalhau salgado sólido”, para criar um cardápio e arrecadar fundos para Veneza, como foi feito com amatriciana para Amatrice.

Online foram oferecidos colchões, cobertores, eletrodomésticos e braços incansáveis.

Pequenos grupos de dois ou três jovens batiam em todas as lojas: “Você precisa de uma mão? Nós secamos, lavamos, fazemos o que for”.

Os comerciantes respondem sem parar de mover o pano de limpeza.

Os que inicialmente recusam ajuda, se deixam vencer por um sorriso dos voluntários, cheios de solidariedade.

Voluntários em Veneza - Foto: reprodução / Correio do Veneto

Voluntários em Veneza – Foto: reprodução / Correio do Veneto

Com informações do CorreioDoVeneto

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube