Novo outdoor purifica o ar: atrai poluentes e transforma em oxigênio

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo outdoor purifica o ar: atrai poluentes e transforma em oxigênio
Foto: Studio Roosegaarde|

Um outdoor que faz bem mais do que exibir propagandas. Um inovador holandês projetou a estrutura para consumir a poluição atmosférica e purificar o ar da região onde é instalado.

O outdoor, projetado por Daan Roosegaarde em parceria com a Universidade de Monterray, foi espalhado pelas avenidas de Monterray, no México.

Ele gera a mesma quantidade de ar limpo que 30 árvores a cada 6 horas e pode funcionar por até cinco anos.

Como

O espaço publicitário é revestido com uma resina especializada que atrai poluentes do ar e os converte em oxigênio quando expostos à luz solar direta.

A nanotecnologia fotocatalítica funciona de maneira semelhante ao tratamento de superfície com base em minerais, que permite que cortinas GUNRID da IKEA limpem poluentes transportados pelo ar em espaços internos.

Ferramenta revolucionária

Como a cidade mexicana, altamente poluída, está situada em um vale onde há muito pouco espaço para árvores ou vegetação, os outdoors são considerados uma nova ferramenta revolucionária para a saúde urbana.

“Foi ótimo trabalhar com os alunos da [UDEM], resolver um problema e transformá-lo em potencial”, diz Roosegaarde.

“Estou orgulhoso de vê-los passar da pesquisa acadêmica para um projeto real. Não acredito na utopia – uma solução perfeita – mas na protopia: passo a passo para melhorar a realidade”.

Outras invenções

Este não é o primeiro projeto de purificação do ar que o Studio Roosegaarde lançou ao longo dos últimos anos.

Ele também é responsável pela Smog Free-Tower : o “maior purificador de ar” do mundo, instalado em vários locais internacionais para transformar a poluição urbana em diamantes.

A estrutura metálica de quase 8 metros de altura é capaz de filtrar 75% das partículas nocivas de PM2,5 e PM10 do ar circundante, produzindo 30.000 metros cúbicos de ar limpo por hora.

Além disso, ao usar a tecnologia de íons, a torre utiliza muito pouca eletricidade – quase o mesmo que uma chaleira elétrica. A eletricidade que ele usa, no entanto, vem da energia eólica.

Foto do Studio Roosegaarde

Foto: Studio Roosegaarde

Com informações do GNN

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube