Pelo que você agradeceu hoje? Dia Nacional da Gratidão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pelo que você agradeceu hoje? Dia Nacional da Gratidão
Foto: SNB

Pode não parecer, mas a gente te muito o que agradecer. Estar vivo e respirando já são dois dos motivos. E hoje, 6 de janeiro é o Dia Nacional da Gratidão, uma ótima oportunidade para exercitar esse sentimento nobre.

No resto do mundo, o Dia Mundial da Gratidão é comemorado em 21 de setembro.

A ideia é expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por aquilo que nos acontece de bom e pelos desafios que vem pela frente, principalmente com um ano novo inteiro, cheio de novas possibilidades.

Agradecer é um exercício que traz benefícios porque ajuda a lembrar tudo o que temos e conquistamos, situações que passam despercebidas na ansiedade e correria do dia a dia, mas estão lá.

A gratidão tem ainda a capacidade de despertar atitudes positivas em relação à vida e ajuda a encontrar forças para os momentos de dificuldades.

7 benefícios da gratidão

O site Psycology Today traz 7 benefícios em ser uma pessoa grata.

O portal diz que está comprovado cientificamente que a gratidão traz benefícios e é uma das maneiras mais simples e poderosas de mudar sua vida!

1 – Abre portas
Um estudo de 2014 publicado na Emotion mostra que agradecer a pessoas que você acabou de conhecer pode levar a um relacionamento mais profundo e duradouro. Como agradecer a garçonete que lhe serviu o café, à pessoa que segurou a porta do elevador, ou agradecer ao seu colega de trabalho ou de faculdade por ter te dado uma força naquele projeto tão difícil pode trazer novas oportunidades.

2 – Melhora a saúde mental e reduz depressão
A Gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como inveja, ressentimento, frustração, arrependimento, etc. Robert A. Emmons, Ph.D. e um dos principais pesquisadores sobre o sentimento de gratidão, fez diversos estudos sobre a gratidão e o bem estar. Sua pesquisa confirma efetivamente que a gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão.

3 – Aumenta a empatia e reduz a agressividade
Pessoas gratas são propensas a serem mais amáveis e compreensivas, mesmo quando os outros não são tão amáveis assim, aponta um estudo de 2012 da universidade de Kentucky. Os participantes do estudo que ficaram melhor posicionados em uma escala de gratidão, eram menos propensos a se revoltar contra os outros, mesmo quando recebiam alguma crítica ou ofensa. Pessoas gratas tem mais sensibilidade e empatia por outras pessoas e apresentam grande diminuição no desejo de buscar vingança.

4 – Faz dormir melhor
Um estudo de 2011, publicado na Applied Psychology: health and Well-Being, diz: “dedique pelo menos 15 minutos anotando alguns sentimentos de gratidão antes de dormir e poderá dormir melhor e por mais tempo”.

5 – Melhora a autoestima
Um estudo de 2014 do Journal of Applied Sport Psychology mostra que a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. Outros estudos apontam que pessoas gratas não sentem inveja ou ressentimento por quem tem mais dinheiro ou um emprego melhor.

6 – Aumenta o equilíbrio mental
Ser grato reduz o stress e também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Um estudo de 2006 publicado no Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos de guerra do Vietnam que expressavam sentimentos de gratidão apresentavam taxas menores de Estresse Pós Traumático. Outro estudo de 2003 publicado no Journal of Personality and Social Psychology apontou que a gratidão foi um dos principais responsáveis pela resiliência de pessoas que passaram pelo atentado de 11 de setembro.

7 – Melhora a saúde física
Pessoas gratas tendem a sentir menos dores e a mais saudáveis que pessoas que não tem o hábito de agradecer, segundo uma pesquisa de 2012 publicado no Personality and Individual Differences. Isso deve estar ligado ao fato de que pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde, a praticar exercícios físicos e a fazer check up regularmente com seus médicos, o que contribui também para uma maior longevidade.

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa e O Psicólogo Online

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube