“Democracia em Vertigem” é indicado para o Oscar 2020

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para “Democracia em Vertigem” é indicado para o Oscar 2020
Cena do documentário 'Democracia em Vertigem' - Foto: Divulgação

Vai ter representante do Brasil no Oscar 2020, sim! O documentário brasileiro “Democracia em vertigem” foi indicado na categoria melhor documentário.

O documentário, da diretora brasileira Petra Costa, revela ao mundo cenas reais da crise política no Brasil.

Ela mostra o antes, durante e o depois do processo de impeachment de Dilma Rousseff, como políticos aliados e oposicionistas se uniram para retirar a presidente do poder – alguns deles agora presos – e como a imprensa brasileira trabalhou no processo.

O filme, lançado em junho de 2019 pela Netflix, mostra o olhar de uma estudante de jornalismo que tem, na mesma família, parentes de direita e de esquerda e convive de perto com o conflito.

Ela teve acesso aos bastidores do poder e ao longo dos anos conseguiu gravar entrevistas exclusivas, vídeos pelo celular, inclusive com a ex-presidente Dilma Rousseff. Conversas gravadas durante momentos tensos, que são exibidas no documentário.

A indicação

Foi a primeira indicação da diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, que também assinou os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio.

Ela comemorou a indicação nas redes sociais.

“Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes.”

E falou que é crucial proteger a democracia.

“Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, escreveu a diretora do documentário.

Os outros indicados à categoria são:

  • “American factory”
  • “The cave”
  • “Democracia em vertigem”
  • “For Sama”
  • “Honeyland”

A cerimônia dos melhores do cinema será no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.

Assista ao trailer de Democracia em Vertigem:

Youtube tumbnail video

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube