Brasiliense ganha direito de plantar maconha pra tratar depressão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasiliense ganha direito de plantar maconha pra tratar depressão
Foto: Pixabay

Um estudante de Brasília poderá cultivar maconha em casa, para uso medicinal.

Ele ganhou o direito na justiça e a planta será utilizada no tratamento da ansiedade e depressão.

O juiz entendeu que o “conceito sobre saúde deve também abranger o completo bem-estar físico, mental e social do homem”.

A liminar que garante o habeas corpus preventivo foi expedida pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal.

O caso analisado foi o do estudante Arthur*, de 21 anos.

Depressão

Há cerca de dois anos, o jovem passou a fazer acompanhamento com uma psiquiatra que o aconselhou a buscar um neurologista para que pudesse receitar a Cannabis como tratamento para os transtornos.

Além dos remédios psiquiátricos, Arthur usava a maconha e dizia apresentar melhoras, principalmente no estômago – órgão que foi comprometido com o uso prolongado de medicações fortes.

“Eu cheguei num ponto tão crítico da depressão que eu não conseguia fazer mais nada, ficava o dia inteiro dentro do quarto”, conta o jovem ao Correio, relembrando a época em que apresentou um quadro depressivo grave.

Recuperação

Em 2019, Arthur, já fazendo o uso da Cannabis, começava a se recuperar.

“A maconha veio para mim como algo salvador. Me ajudou a sair dessas crises todas, desse quadro depressivo grave e a questão da ansiedade”, afirma o estudante, que completa:

“Ajudou a me sentir muito bem de forma geral, e de estar apto a fazer as coisas do dia adia, como ir à aula da faculdade. Estou muito feliz e meus pais também”, disse.

Atualmente, o jovem utiliza a Cannabis inalada e o óleo medicinal da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança Abrace Esperança.

A Associação também conquistou o direito de cultivar a Cannabis medicinal na Paraíba e distribui para associados em todo o Brasil por um preço mais acessível.

Com informações do Correio Braziliense