Brasileira que ajudou a sequenciar DNA do coronavírus vira boneca Barbie

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Brasileira que ajudou a sequenciar DNA do coronavírus vira boneca Barbie
Jaqueline posa com a boneca que trouxe o nome dela, em homenagem aos avanços feitos na pesquisa do coronavírus no Brasil - Foto: divulgação

A biomédica brasileira, Jaqueline Góes de Jesus, que esteve na equipe que sequenciou o DNA do coronavírus, acaba de ganhar uma versão própria da boneca Barbie.

A homenagem partiu da própria fabricante do brinquedo, a Mattel, que criou uma linha alusiva ao trabalho de mulheres na pesquisa sobre o novo coronavírus.

Além da Jaqueline, outras cinco cientistas compõem a coleção. Entre elas a britânica Sarah Gilbert, que liderou a criação a vacina de Oxford-AstraZeneca.

Destaque na biomedicina

Jaqueline nasceu em Salvador, na Bahia. Filha de uma enfermeira e de um engenheiro civil, atualmente ela é pesquisadora bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A equipe da qual faz parte, sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil. A média mundial para esse sequenciamento era de 15 dias, na época.

As amostras para a pesquisa foram colhidas do primeiro paciente brasileiro infectado pelo coronavírus, em fevereiro de 2020.

O estudo de sequenciamento genético possibilitou diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, o epicentro da epidemia na China.

Coleção Mattel

A Mattel divulgou a coleção especial com cinco mulheres incríveis, que tiveram papel de destaque.

Além de Jaqueline, também viraram bonecas: a professora Sarah Gilbert, cocriadora da vacina AstraZeneca; Amy O’Sullivan, enfermeira do pronto-socorro que tratou o primeiro paciente com covid-19 em Nova York; Audrey Cruz, médica de primeira linha em Las Vegas; Chika Stacy Oriuwa, psiquiatra canadense que “lutou contra o racismo sistêmico na área de saúde”, de acordo com a empresa, e Kirby White, médica australiana que desenvolveu uma bata cirúrgica para trabalhadores da linha de frente.

A Mattel não divulgou ainda detalhes sobre as vendas das bonecas, mas já estamos na torcida para ter essas lindezas aqui pelo Brasil. Parabéns cientistas!!!

Coleção completa Mattel - Foto: divulgação

Coleção completa Mattel – Foto: divulgação

Com informações de Folha de Pernambuco