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Gentileza é mais barato que propaganda, ensina dono da maior rede de varejo
- Por Bruno M.
Por Roberto Garini
Este artigo é para o consumidor, que já foi maltratado, e para o empresário que gasta milhões em propagandas para promover seu negócio.
A aula de como agir é do mestre Sam Walton, o presidente e fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, e de outra também entre as maiores, o Sam’s Club
Todo ano, ao receber seus novos colaboradores para treinamento, ele passa uma mensagem importante de aprendizado.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas.
Sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece pedir um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se.
Sabe quem eu sou?
Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa.
Só que quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, u um pouco mais de “cortesia” para comigo.
Clientes podem demitir todos funcionários de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro… em algum outro lugar”.
Sam Walton
Além de consumidor, se você é sócio proprietário, preste muita atenção porque um dia isso pode acontecer com sua empresa.
E é muito simples saber se atendemos bem nossos clientes: basta você trocar de posição e ver se aceitaria ser tratado do mesmo jeito que eles são, na sua empresa.
Seja qual for o seu negócio, você passará a economizar muito em promoção e propaganda, implantando um atendimento com gentileza.
Se quiser saber mais, leia o livro “Made In America“, escrito por ele mesmo, Sam Walton.
roberto.garini@sonoticiaboa.com.br
Esta que vou contar agora serve para nós consumidores, que às vezes, deixamos de reclamar de algo que não gostamos, e também para os empresários de plantão.
Certamente você se sentirá vingado pelo descaso, pela falta de atenção, ou simplesmente pela falta de consideração com você, consumidor. Aqui está o pequeno discurso: “Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas.
Sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece pedir um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se.
Sabe quem eu sou?
Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa.
Só que quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, u um pouco mais de “cortesia” para comigo.
Clientes podem demitir todos funcionários de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro… em algum outro lugar”.
Sam Walton
Além de consumidor, se você é sócio proprietário, preste muita atenção porque um dia isso pode acontecer com sua empresa.
E é muito simples saber se atendemos bem nossos clientes: basta você trocar de posição e ver se aceitaria ser tratado do mesmo jeito que eles são, na sua empresa.
Seja qual for o seu negócio, você passará a economizar muito em promoção e propaganda, implantando um atendimento com gentileza.
Se quiser saber mais, leia o livro “Made In America“, escrito por ele mesmo, Sam Walton.
roberto.garini@sonoticiaboa.com.br