Só Notícia Boa
 
Saúde

Médicos revertem a menopausa: fertilidade de volta!

- Por Só Notícia Boa
Foto: SanyaSM/iStock

Médicos da Grécia conseguiram reverter a menopausa, ou seja, restauraram a fertilidade feminina.

A boa nova foi divulgada nesta sexta-feira pela revista New Scientist. Os especialistas usaram um tratamento habitualmente usado para regenerar feridas.

A equipe afirma que esta técnica fez com que a menstruação das mulheres envolvidas no estudo voltasse, inclusive em uma paciente que estava há cinco anos sem menstruar.

A nova técnica pretende prolongar a fertilidade em mulheres que sofrem de menopausa precoce e também amenizar os efeitos da menopausa.

O ginecologista Konstantinos Sfakianoudis, da clínica Genesis, localizada em Atenas, que liderou a pesquisa, afirma que esta técnica “traz esperança a muitas mulheres que querem engravidar” e que chegam “à menopausa muito cedo”.

Como

Para retroceder o processo da menopausa, Sfakianoudis utilizou um tratamento que usa plasma rico em plaquetas (PRP) que se obtém centrifugando o sangue da própria pessoa para isolar as moléculas que promovem o crescimento de tecido e vasos sanguíneos.

Depois de injetarem o PRP nos ovários das mulheres, os pesquisadores afirmam que as mulheres voltaram a menstruar e que conseguiram recolher óvulos férteis.

No caso da mulher que estava há 5 anos na menopausa, Sfakianoudis afirma que conseguiu recolher três óvulos sendo que dois já foram fertilizados pelo esperma do seu marido e, em breve, serão implantados no útero da paciente.

Com informações do BoasNotícias

Sair do modo AMP