Só Notícia Boa
 
Brasil

Brasileiros vencem prêmio Google: semente filtra água poluída

- Por Só Notícia Boa
Fotos: reprodução / Google

Dois estudantes brasileiros, de 15 e 18 anos, venceram a etapa da América Latina da Google Science Fair, que premia jovens cientistas por projetos inovadores na área de ciência e tecnologia.

João Gabriel Stefani e Letícia Pereira venceram na semana passada com um projeto que pode levar água potável para regiões carentes.

Os estudantes mostraram que a semente de moringa oleífera pode ser usada para filtrar água contaminada, remover as impurezas e deixar o líquido potável, ou seja, bom para beber.

A ideia dos estudantes é usar a planta como uma alternativa mais acessível para recuperar a água poluída, em vez de usar produtos químicos.

Inspiração

“A ideia veio logo depois do desastre de Mariana, em Minas Gerais. Queríamos fazer algo para ajudá-los e começamos a pesquisar uma maneira barata de filtrar a água”, diz Letícia, que concluiu seus estudos no colégio Ari de Sá, em Fortaleza (CE), no ano passado.

A Google liberou aos dois o uso dos laboratórios de ciência do local para que eles possam realizar os experimentos e as análises.

O projeto

O projeto “Semente Mágica – Transformado água contaminada em água potável” – está em desenvolvimento desde o começo do ano e só foi “finalizado” para a competição do Google na noite anterior ao fim do prazo.

Com o prêmio, João Gabriel Stefani e Letícia Pereira estão na final da competição, com os vencedores de outros continentes, em setembro, na Califórnia.

Agora eles precisam de apoio financeiro, de patrocínios.

Com informações do OlharDigital

Sair do modo AMP