Só Notícia Boa
 
Mundo

Nasa descobre 7 planetas parecidos com a terra. Podem ter água

- Por Só Notícia Boa
Foto: NASA / JPL-Caltech

Imagine sete planetas parecidos com a terra…

Cientistas da Nasa confirmaram e ampliaram o relato de maio de 2016, do astrofísico Michaël Gillon, da Universidade de Liège, na Bélgica.

Na época ele havia relatado a existência de três exoplanetas que transitavam ao redor de uma estrela anã.

Agora a Nasa descobriu 7 planetas no sistema planetário da estrela TRAPPIST-1, localizada a 40 anos-luz do Sol.

Segundo artigo publicado na revista “Nature” nesta quarta-feira (22), os planetas têm um tamanho próximo ao da Terra e localizados em uma zona temperada, ou seja, com temperatura entre 0ºC e 100ºC.

É um recorde de planetas deste tamanho e nessa zona de temperatura, afirma a agência espacial americana.

Como

Desde a detecção desse primeiro trio de exoplanetas há quase 10 meses, os pesquisadores monitoraram a TRAPPIST-1 a partir do solo, com o Telescópio Liverpool, e do espaço, com a ajuda de equipamentos da agência espacial dos Estados Unidos.

Com isso, as estimativas iniciais apontam que os seis planetas mais próximos da estrela anã têm massas que são semelhantes à da Terra, além de possivelmente terem estruturas rochosas.

“Existir esse sistema com sete planetas é realmente incrível”, disse Elisa Quintana, astrofísica da Nasa.

“É possível imaginar quantas estrelas podem estar próximas e abrigar muitos e muitos planetas”.

Água

De acordo com a Nasa, todos orbitam a uma distância que possibilita a existência de água líquida em algum ponto de sua superfície, o que abre a possibilidade para que o sistema tenha condições de abrigar vida.

Gillon e seus colegas apontam que as características e a interação do sétimo planeta com os mais próximos à estrela precisam ser esclarecidos.

De qualquer forma, o grupo também disse que observações adicionais são necessárias para afirmar com mais certeza quais são as propriedades de cada um desses novos planetas.

Com informações do G1

Sair do modo AMP