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Marca de sorvetes da Suíça entra no mundo dos vinhos

- Por Só Notícia Boa
Foto: Ninna Crot|Stefan Flückiger

A Mövenpick, conhecida pelos sorvetes deliciosos, vai expandir para o mundo dos vinhos.

No mercado desde 1948, a marca vai levar seu know how para boutiques-adegas requintadas de vinhos.

Cellier, uma pequena vila do estado de Fribourg, acaba de receber a mais nova filial da boutique de vinhos da Mönvepick.

À frente deste grande investimento está Stefan Flückiger, 33 anos, formado pela Escola Hoteleira de Genève e Dominik Brändli, que é responsável pela Mövenpick na Suíça francesa.

A ideia é dar consultoria em atendimento e aconselhamento competente e personalizado em duas línguas: francês e alemão.

A boutique conta com mais mil vinhos de variedade mundial com degustações diárias gratuitas, serviço de transporte personalizado pra funcionários e clientes, seminários regulares de enologia, eventos e áreas turísticas.

Na Mövenpick Cellier é possível encontrar uma seleção de pequenas e grandes garrafas, de vinhos de diversas regiões, ideal para uma ou várias pessoas.

Tem também uma sala climatizada com mais de 150 vinhos premium.

Stefan Flückige e Dominik Brändli da Mövenpick na Suíça francesa Foto: Ninna Crot

Apostando em novos sabores

Os especialistas Mövenpick  buscam vinhos de novas regiões vinícolas para apresentar aos seus clientes.

A oferta fica para o público varejista e profissionais da restauração.

Seminários de enologia em todas as principais regiões vinícolas são regularmente oferecidos em cooperação com a Academia do Vinho.

Além disso, a Mövenpick Vins é a  representante exclusiva na Suíça e tem uma série de excelentes produtores incluindo a própria Suíça.

A safra vem das Américas do Sul e Norte, Austrália, África do Sul, França, Áustria, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Hungria, e Líbano.

Segundo Ueli Prager, o fundador da Mövenpick, o segredo do negócio é bem simples:  “Nós não fazemos nada de extraordinário. Somos bem sucedidos, porque fazemos as coisas muito normais de uma forma extraordinária.”

Foto: Ninna Crot

Foto: Ninna Crot

Amantes de vinho

Tudo isso pode ser degustado e está disponível on-line.

Na Suíça cada vez mais boutiques-adegas de luxo Mövenpick são criadas.

Segundo a filosofia da Mövenpick Vin, o objetivo não é só vender vinhos mas, também, introduzir a cultura do vinho e satisfazer o paladar dos amantes de vinhos.

As boutiques-adegas Mövenpick têm uma gama muito ampla, incluindo mais de 1.200 vinhos diferentes de raridades internacionais com preços que variam de 20 francos a 7 mil francos, ou seja, entre 60 reais e 26 mil reais.

No topo do ranking

Com aproximadamente 7,8 milhões de habitantes, a Suíça ocupa o 25° lugar na produção mundial de vinhos e figura no grupo dos 20 maiores fabricantes desta nobre bebida.

Possui 26 cantões (estados), como são chamadas as regiões suíças compostas de partes francófonas (Berna, Valais e Friburgo).

Valais, região de destaque por ser uma das que produzem vinhos da melhor qualidade e maior identidade.

Tem cerca de 5.259 hectares de vinhas plantadas pelos Alpes, em locais de clima ameno e é responsável por 40% da produção, insuficiente para atender ao mercado interno que importa 60% de seu consumo.

A Suíça produz, hoje, mais vinhos tintos (55%) do que brancos (45%).

A produção anual ultrapassa 1,2 milhão de hectolitros, dos quais pouco menos de 1% é exportado.

O restante, o próprio país se encarrega de consumir, ou seja, cada habitante “degusta” em torno de 40 litros e a preferência fica para o vinho tinto, o mais apreciado.

Cercada pelos mais destacados e tradicionais países produtores, a Suíça acaba não gerando tanto vinho quanto a sua latitude poderia sugerir, pois boa parte do país é alta demais e, portanto, muito fria, fator que impede o desenvolvimento satisfatório das videiras para efeito de produção em larga escala.

Por Ninna Crot, da Suíça para o SoNotíciaBoa

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