Só Notícia Boa
 
Mundo

De chapeiro do McDonald’s a engenheiro da Nasa, a vitória

- Por Só Notícia Boa
Gabe Gabrielle - Foto: Luísa Melo/G1

Um ex-chapeiro do McDonald’s, que demorou 20 anos para se formar na faculdade, hoje é engenheiro da NASA e cuida da estrutura de um centro espacial.

Gabe Gabrielle contou sua história de superação durante o segundo dia da Campus Party, em São Paulo.

Para juntar dinheiro para a universidade, ele largou o cargo na rede de fast food e trabalhou como motorista de caminhão, de ônibus e mecânico.

A trajetória não foi fácil, mas sempre foi divertida, disse. O engenheiro norte-americano também deu dicas para quem está começando.

Dar um passo de cada vez e aproveitar o caminho são alguns dos segredos, além de ter um objetivo bem definido, lembrou Gabe Gabrielle.

“Eu sou o chapeiro e sou o engenheiro da NASA. É o mesmo cérebro, a mesma pessoa. Só (sou) um pouco diferente no que eu quero fazer”, afirma.

Para ele, a chave para avançar na carreira envolve três questões: “faça o seu melhor, goste do que você faz e acredite em você mesmo”, aconselha.

Teste vocacional? 

Gabrielle se orgulha de onde começou sua vida profissional e diz que amadureceu muito com a primeira oportunidade.

“Eu amava o McDonald’s, não havia nada de errado (com o trabalho). Eu aprendi muito. Eu aprendi a lidar com pessoas, aprendi a ter responsabilidade. O problema com o McDonald’s para mim era que não pagava muito bem e eu queria fazer um curso”, conta.

Para quem ainda não sabe o caminho que vai seguir, ele orienta:

“Se você não tem nenhuma ideia mesmo, pergunte a si mesmo: qual a coisa mais divertida que eu posso fazer? E então se pergunte: como eu faço isso? E depois dê os passos para fazer, passos muito pequenos. É muito importante ir devagar. Cada vez que você completa um passo, você constrói confiança. E quanto mais confiante você fica, mas fácil se torna”, recomenda.

Para o engenheiro, só com passos pequenos é que é possível aproveitar o caminho e se divertir.

“Às vezes você acha que quer fazer alguma coisa e quando você chega lá não é o que você pensava. Mas você se divertiu para chegar lá, vá tentar outra coisa! Se você teve um caminho difícil, você não vai querer tentar outra coisa.”

Diversão

O trabalho de Gabe Gabrielle é ajudar a manter funcionando a estrutura onde a NASA monta foguetes e ele é fascinado por isso.

“Estar num centro espacial é mágico! Mesmo que você esteja aqui (na Terra), você faz parte de um programa espacial, todo dia alguma coisa acontece ali dentro, eles estão construindo foguetes para ir para Marte, para outros planetas”.

Ele diz, porém, que independentemente do trabalho, o importante é gostar do que faz.

Com informações do G1

Sair do modo AMP